Significado de CPU

O que é CPU

A sigla inglesa CPU significa Central Processing Unit, termo que em português pode ser traduzido como Unidade Central de Processamento. A CPU pode também ser chamada de processador; e sendo essa responsável por todo o processamento matemático da máquina, pode ser comparada ao cérebro do computador.

A expressão CPU começou a ser usada no início dos anos setenta, quando surgiram os computadores, que ainda eram máquinas enormes e muito diferentes do microcomputador que conhecemos hoje. Com o desenvolvimento da tecnologia, a CPU passou de unidades separadas que tinham funções diferentes no processamento de dados para um único chip de silício que integra todas essas partes em uma só, chamada de microprocessador.

A CPU é quem realiza todo o processamento de dados, operações lógicas, saída e entrada de dados durante a realização de todos os procedimentos do computador. Por isso, ela é o fator mais importante para uma maior ou menor velocidade durante a realização de cada processo, dessa forma quanto mais veloz for a CPU maior será a velocidade que esses processos serão realizados.

A essa velocidade de processamento é dado o nome de clock, que é medida em Hertz (Hz), e 1hz equivale a um processamento realizado a cada segundo.

A CPU pode também ser divida em três unidades principais, segundo especialistas em tecnologia. Elas são a Unidade lógica e aritmética que executam as funções lógicas e os cálculos aritméticos, a Unidade de Controle que decodifica e efetua os comandos que são recebidos da memória e os Registradores e a Memória Cachê, onde são armazenados todos os dados que serão processados. E apesar do espaço de memória deste componente ser pequeno, ela conta com uma grande velocidade.

Atualmente, os principais fabricantes de CPU são a Intel e a AMD, que possuem microprocessadores com até sete núcleos internos disponíveis no mercado.

O significado de CPU está na categoria Significados