Significado de Creatina

O que é Creatina

Creatina é um substantivo feminino. O termo vem do Grego kréas, que significa “carne”.

O significado de Creatina se refere a uma amina – e não a um aminoácido, como é frequentemente abordado – sintetizada pelo organismo por meio de dois aminoácidos: a glicina e a arginina. Ela contém carbono, nitrogênio e hidrogênio.

Todos os dias, cerca de 2 gramas de creatina são convertidas, por meio de uma reação não-enzimática, em creatinina que atravessa de maneira livre a membrana celular e é posteriormente excretada pelos rins. A creatinina é muito solicitada em exames de sangue, pois serve para avaliar a função renal.

A creatina pode ser obtida através da alimentação (peixes e carne vermelha) e da suplementação.

A função da creatina é fornecer ao organismo energia durante a prática de exercícios físicos intensos e de curta duração. Nesse caso, a creatina está relacionada com os processos de síntese e ressíntese do ATP – a primeira fonte de energia que o corpo utiliza quando está fazendo exercícios – aumentando seus estoques.

A maior parte desta substância está presente no músculo esquelético na forma de fosfocreatina.

Sendo assim, a creatina possui como benefícios:

  • Reduz os danos à musculatura,
  • Reduz a fadiga,
  • Possibilita maior intensidade de treinos,
  • Favorece a hipertrofia muscular,
  • Proporciona recuperação mais rápida,
  • Atua contra infecções, conforme alguns estudos realizados.

A creatina, quando tomada em forma de suplemento, deve ser ingerida no pós-treino, pois ela possui efeito cumulativo. Seus benefícios acontecem quando esta substância atinge o músculo.

A creatina não possui calorias e, consequentemente, não engorda. Entretanto, pode provocar inchaço nos músculos, pois ela retém líquidos, já que ajuda no ganho de massa magra, provocando um possível ganho de peso, mas não estando relacionada com o aumento de gordura no corpo.

O suplemento em excesso pode ocasionar danos para o corpo, em especial no fígado e rins. Assim, é fundamental que se siga o consumo moderado e com as recomendações do fabricante e/ou do nutricionista.

O significado de Creatina está na categoria Significados