Significado de Curica

O que é Curica

Curica é como chamamos a ave da família dos psitacídeos encontrada na região da floresta amazônica. A ave lembra muito um pequeno papagaio, por isso também as vezes é chamada de papagainho. Em algumas regiões do Brasil, curica é sinônimo de periquito. Seu tamanho não passa de 23 cm altura. Algumas caracterizam-se por ter a cabeça coberta por uma plumagem azul.

A curica, conforme a região da Amazônia, onde é identificada, recebe diferentes denominações, tais como curuca, aiuru-curuca, curau, kuritzaká, ajurucatinga, ajurucuruca, aiurucatinga, ajurucurau, papagaio-poaieiro, papagaio-grego e papagaio-do-mangue. Seu nome cientifico é gypopsitta caica e o seu canto caracteriza-se por ter um agudo muito alto.

O termo curica também é empregado em algumas regiões do país, notadamente a região nordeste, como uma gíria equivalente a empregada doméstica. Podendo ser empregada também num sentido pejorativo ou jocoso, como gíria para uma empregada ruim ou de pouco valor. Em contextos análogos e por extensão, a gíria também se encontra com o sentido de piriguete, podendo ser usada também como um sinônimo de garota enxerida.

Ainda na mesma perspectiva exposta acima, o termo curica pode aparecer para designar uma mulher do subúrbio que apresente aparência ou comportamento rústico, pode ser sinônimo de uma pessoa pobre, que sofre devido a baixas condições materiais e educacionais.

Um outro significado que podemos encontrar para curica, em algumas regiões do Brasil, é o mesmo que o de pipa, pandorga ou papagaio. Em alguns contextos, a palavra aparece ainda como sinônimo de guria ou garota.

O significado de Curica está na categoria Significados