Significado de CVV

O que é CVV

CVV ou CVV2 são siglas que vêm do inglês e significa Card Verification Value. Traduzida para o português como Valor de Verificação do Cartão. Essa sigla nada mais é do que o Código de Segurança do Cartão de crédito que é utilizado pelas companhias nas operações comerciais. Esse código também é conhecido por alguns com a sigla CSC (Card Security Code).

São os três algarismos que vêm impresso no verso dos cartões, no canto direito próximo ao campo da assinatura e que visa garantir mais segurança nas transações feitas pelos clientes em todo o mundo.

Esse código de segurança surgiu no ano de 1997, com o objetivo de evitar fraudes que eram cometidas utilizando os cartões e garantir que as transações efetuadas por seus clientes fossem seguras.

Somente os cartões da empresa AMEX, o CVV possui quatro números em vez de três. E essa informação fica na parte frontal também do lado direito dos cartões.

Os algarismos encontrados no verso são os cruzamentos de informações do próprio cartão, como por exemplo, o vencimento e outras informações que são calculadas a partir de um algoritmo ordenado em chaves criptográficas. Todo esse sistema visa garantir que esse código seja único, exclusivo e principalmente seguro. 

Para que o CVV é solicitado?

Ele é solicitado para autenticar e saber se você é realmente o proprietário do cartão utilizado no momento da compra. É uma medida de segurança que mesmo que alguém consiga o número do seu cartão, não consiga efetuar a compra usando o seu nome.

Além do mais, o CVV não é registrado em nenhum outro lugar a não ser no verso do próprio cartão de crédito. Não está em alto relevo e está muito discretamente no cantinho, como uma medida de segurança, sendo poucas as pessoas que observam esse detalhe tão importante.

Somente esse detalhe ajuda a evitar as fraudes?

Lamentavelmente essa estratégia não evita os roubos e nem as fraudes, apesar de ser uma maneira muito engenhosa. O que as empresas sempre aconselham aos consumidores é que jamais anote esse código em lugar algum e que evite expor ou emprestar o seu cartão para terceiros.

Ao fazer compras evite que os estabelecimentos guardem qualquer tipo de informação sobre os seus dados pessoais e principalmente dados do seu cartão.

Além do CVV existem outros códigos de segurança conhecidos por: V-Code ou V Code (Verification Code), CCV (Card Code Verification) ou CVD (Card Verification Data).

 

 

 

 

O significado de CVV está na categoria Significados