Significado de Czarina

O que é Czarina

Czarina é uma palavra de origem russa usada para designar a monarca da Rússia, enquanto que o monarca tinha como título Czar. A palavra czar tem origem no latim caesar, palavra que passou a ser usada para designar o imperador romano a partir do governo de Júlio César, e de onde derivam também o título kaiser, usado pelo império alemão.

Na Rússia, a monarquia czarista perdurou de 1547 até 1917, num regime dinástico absolutista que oferecia grandes privilégios aos nobres e mantinha a maior parte da população oprimida e miserável.

O primeiro czar russo foi Ivan IV, que ficou conhecido como Ivan, o Terrível. Sua primeira mulher, e portanto primeira czarina russa, foi Anastasia Romanovna. Anastasia morreu em 1560 e Ivan escolheu uma segunda czarina em 1561, Maria Temrjukovna. Ivan ficou com Maria durante 8 anos, quando ela também veio a falecer. A nova escolhida como czarina foi Maria Vasilyevna Sobakina, que faleceu durante as festividades do casamento em 1571. Já bastante atormentado psicologicamente, Ivan encontrou em Ana Alexaievna Koltovskaia sua nova czarina, mas ele a trancou num convento por achar que era magra demais. 

Czarinas Russas

Entre as diversas czarinas russas dos quase 4 séculos do império russo, três merecem destaque: Alexandra Feodorovna, Catarina II e Elizaveta Petrovna.

Elizaveta Petrovna (1709-1762) conhecida também como Isabel da Rússia, foi imperatriz da Rússia de 1741 até o fim de sua vida em 1762, sucedendo seu primo distante Ivan, o Terrível depois de um golpe de estado. Em seu governo, aboliu a pena de morte, criou a Academia de Belas Artes de São Petersburgo e a Universidade de Moscou.

Catarina II (1729-1796) foi czarina de 1762 até 1796, ano de sua morte, e entrou pra história com a alcunha de Catarina, a Grande. Foi imperatriz da Rússia durante o auge do Iluminismo da Europa e era tida como uma déspota esclarecida, sendo amiga de grandes nomes do iluminismo de então, como os franceses Diderot e Voltaire.

Alexandra Feodorovna (1872-1918) casada com o czar Nicolau II da Rússia, Alexandra Feodorovna entrou para a história como a última czarina russa. Ela, juntamente com sua família, foi morta pelos bolcheviques da revolução russa iniciada em 1917 durante a Primeira Guerra Mundial. Com a morte dos czares russos, terminou o regime imperial no país e foi instalado um regime socialista, inicialmente governado por Vladimir Lenin. O nome Rússia então foi abolido e o país passou a se chamar União Soviética.

O significado de Czarina está na categoria Significados