Significado de Demilunar

O que é - Demilunar

Demilunar ou Demiluna significa alguma coisa aparenta a forma de meia lua, como um anel ou círculo partido ao meio, pela metade.

Demilunar também é chamado ou se relaciona com as palavras: semilunar e luniforme. A expressão demilunar é comumente usada na área da medicina para indicar alguns segmentos do corpo humano.

Correlações relacionadas à demilunar:

  • Semilunar: Aquilo que tem o formato de uma meia lua. Na área da medicina da anatomia, o termo semilunar, está relacionado a um dos pequeninos ossos do carpo.

Sobre semilunar osso: O osso semilunar, também chamado de osso lunato, é um pequeno osso da mão dos seres os, que pode ser distinguido por ter uma grande concavidade, que é em formato de “semi-lua”, em formato como se fosse uma lua minguante ou lua crescente, por exemplo.

O osso semilunar está localizado no meio da fila proximal do carpo, que está no pulso, no meio dos ossos piramidal e escafoide.

O nome semilunar é da origem do latim "luna", que quer dizer "lua".

Na anatomia do coração também há uma relação, na qual valvas do tronco pulmonar são chamadas de válvulas semilunares, que são distinguidas em direita, esquerda e anterior. Elas são constituídas por lâminas que se apresentam em formato de conchas. A valva aórtica que recebe o sangue que sai do ventrículo esquerdo e passa pela maior artéria do corpo humano, é formada por três válvulas semilunares (posterior, esquerda e direita).

Também há uma relação no sistema de sístole, onde ocorre a contração do músculo cardíaco onde as valvas semilunares são abertas para a passagem do sangue. E no processo de diástole as valvas semilunares estão fechadas.

Ainda no ramo da anatomia a palavra semilunar em relação também com a anatomia do sistema digestório, onde as células serosas das glândulas salivares são classificadas por seu formato “semilunar”, fazendo referência ao fato dessas células possuírem a forma de meia-lua.

  • Deliminar: Está relacionado a delimitar, e possui mesmo significado. Determinar certos limites, como morais, éticos, de espaço, lugar, entre outros.

- Sinônimos: Demarcar; Sinalizar; Abalizar; Limitar; Objetivar.

Delimitar é um verbo que se refere ao ato de estabelecer limites e marcações de algo ou em algum lugar ou território. Como por exemplo: “A delimitação das barreiras da hidroelétrica foi a razão de grande discussão da população”, ou “A dona daquele escritório vai investir um tempo para delimitar os cargos de cada funcionária”, ou “Ele não fez a delimitação do campo para o plantio”.

Delimitar expressa conhecimento de demarcação, limite ou contornos, e pode estar relacionado tanto a uma linha imaginária ou real que divide duas regiões ou uma limitação/restrição, entre alguma coisa ou lugar.

Delimitar, neste caso, quer dizer delinear uma separação, dividindo duas ou mais coisas, ou em atribuir um bloqueio, simbólica ou fisicamente falando.

Por exemplo, uma pessoa pode delimitar o seu terreno através de muros ou cercas. Ou uma pessoa pode atribuir responsabilidades aos seus funcionários por meio de ordens e instruções de trabalho.

Isto quer dizer que o termo delimitar pode invocar um isolamento corporal e sólido (a vedação que sinaliza um limite entre dois terrenos) ou uma restrição imaginária (como uma ordem de não ultrapassar a velocidade, etc.).

Demilunar é uma palavra que foi idealizada para se referir àquilo que tem formato de meia lua e na área médica é usada para caracterizar algumas partes do corpo.

O significado de Demilunar está na categoria Significados