Diáspora

Diáspora significa dispersão de povos. É um substantivo feminino de origem grega, a qual deriva da palavra “diasporá”. A dispersão de povos pode ter origem política ou religiosa.

Este conceito formou-se graças à dispersão dos judeus, principalmente depois do exílio babilônico. A dispersão continua após tantos séculos até aos dias de hoje.

O termo diáspora não pode ser relacionado apenas aos judeus, mas também a qualquer outra etnia ou religião que vive fora ou está deslocada dos seus países de origem.

O que é diáspora:

Os significados de diáspora, tal como indicamos anteriormente, refere-se ao afastamento dos povos dos seus países de origem (quer seja por motivos de religião, como habitacionais).

Diáspora judaica

A diáspora de judeus refere-se ao conjunto de comunidades judaicas que habitam fora da palestina como resultado de ordens políticas como, por exemplo, as deportações da Palestina e principalmente por razões comerciais.

A origem principal da diáspora se encontra no cativeiro de Babilônia. A liberdade concebida por Ciro II de voltarem à Palestina não teve como significados o retorno dos judeus. Pelo contrário, preferiram permanecer na Babilônia.

Daí em diante, sua dispersão se intensificou e existem mais judeus pelo mundo do que na própria terra natal, a Palestina.

Diáspora africana e chinesa

Outro significado de diáspora é a diáspora negra, que originou o fenômeno histórico e sociocultural que deu origem à escravatura.

O povo africano era forçado a ir para outros países para trabalhar, não sendo recompensado e com péssimas condições de trabalho, além dos abusos de poder por parte dos patrões e dos castigos físicos a que eram sujeitos.

Já a diáspora chinesa é bem diferente. Pode-se constatar que os chineses se dispersaram por todo o mundo por motivos comerciais. Eles se adaptaram e apostaram nos negócios dispersos pelo mundo.

Hoje em dias podemos analisar o racismo como consequência da dispersão, mas não podemos deixar de verificar que, aos olhos do povo que acolhe os de fora, já são bem aceites pela maioria da sociedade.

Redação

Publicado por
Redação

Posts Recentes

Sensacionalismo

Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…

2 anos

Barbárie

Barbárie é uma palavra que vem do grego barbaros que significa “estrangeiro, forasteiro” ou, literalmente,…

2 anos

TBT

Tbt é uma das hashtags mais populares das redes sociais. O significado de TBT é…

2 anos

Ansiedade

Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…

2 anos

Cleptomaníaco

Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…

2 anos

Imunidade Parlamentar

Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…

2 anos

Este site utiliza cookies.