Significado de Drenagem

O que é Drenagem

Drenagem é um substantivo feminino. O termo vem do Francês drainer, que significa “fazer escoar líquido”, da forma Germânica draug, que é “tornar seco”.

O significado de Drenagem é o ato ou efeito de drenar, isto é, de secar algo que se encontra húmido, um local ou alguma coisa que possui bastante umidade e que precise da ação da drenagem para tornar mais seco.

Geralmente, uma técnica de drenagem acontece em situações em que é necessário secar um solo molhado ou que está totalmente submerso.

Drenagem de abscesso é uma das formas de retirar o abscesso (composto por pus e detritos) que existe na pele de um paciente, exigindo anestesia.

Drenagem linfática

Para a Medicina, a drenagem linfática é um método de massagem cujo propósito é estimular o sistema linfático, que se classifica como um conjunto complexo de vasos que transportam fluídos pelo corpo, a trabalhar de maneira mais rápida.

A drenagem linfática, dessa forma, irá acelerar a remoção de líquidos acumulados nas células, tanto pelo modo manual como pelo uso de aparelhos especializados para tal propósito. A forma mais comum é a manual, consistindo em uma massagem muito suave.

Entre os benefícios da drenagem linfática, destacam-se os seguintes:

  • Redução da retenção de líquido,
  • Estimulação da regeneração dos tecidos,
  • Combate à gordura localizada,
  • Prevenção ao aparecimento de celulite,
  • Ativação da circulação sanguínea,
  • Relaxamento corporal.

Atividade física regular, alimentação balanceada e ingestão de líquidos são fatores que devem ser complementos ao escolher a drenagem linfática.

Além da drenagem linfática, existe a drenagem autógena, torácica e abdominal.

Drenagem do solo

Drenagem do solo é uma técnica aplicada com frequência na área da engenharia, sendo classificada como a preparação do solo para a construção de certa estrutura ou mesmo para alguma produção.

A drenagem do solo visa garantir que o solo não apresente problemas para a produção ou construção que ali será feita e/ou instalada.

A drenagem do solo pode acontecer de distintas formas, com vários instrumentos. Por exemplo, através de canos, tubos, canais, valas ou fossos – até mesmo com auxílio de motores –, fazendo com que a água seja escoada até que a área desejada fique seca.

A origem do excesso de água no local é verificada, assim como um levantamento topográfico do lugar para que se elabore um projeto eficaz para o escoamento.

Os sistemas de drenagem podem ser úteis tanto para áreas urbanas como para áreas rurais. Em ambientes urbanos, a drenagem do solo pode ser necessária em casos de escoamento da água das chuvas para evitar enchentes – chamando-se esta de drenagem pluvial.

O significado de Drenagem está na categoria Significados