Significado de Dualismo

O que é Dualismo

Dualismo é uma palavra que tem vários significados dependendo do seu contexto. Geralmente, esse conceito está muito ligado à filosofia e religião, e dessa forma poderemos afirmar que esse é um conceito religioso e filosófico.

Olhando para a sua origem, podemos concluir que dualismo se refere a um princípio que é compartilhado por várias religiões, as quais afirmam a existência de um corpo e espírito em simultâneo, assim como a coexistência do bem e do mal.

Assim sendo, e estendendo esse significado, dualismo pode querer referir a existência simultânea, e por vezes conflituosa, de várias coisas, sentimentos, ou sensações.

Na filosofia, esse conceito se prende ao modelo de pensamento que pretende entender a realidade, assim como entender a condição humana, deixando para trás os conceitos de espírito e matéria, ou o corpo e a alma.

No que concerne à filosofia, esse conceito está intrinsecamente ligado ao Cartesianismo, onde se afirma que o pensamento e a matéria têm características não compatíveis, e estas completamente independentes.

O que é o Dualismo:

De entre os vários significados deste conceito, o mais usual está direcionado à religião e filosofia, tendo como princípio a coexistência de dois princípios ao mesmo tempo, sendo eles o bem e o mal, o corpo e a alma, ou então o espírito e matéria.

Os dois conceitos nunca estão em harmonia, ou seja, eles são opostos, e a sua coexistência nunca é pacífica. Sendo assim, é uma relação conflituosa e dual. Esse é o conceito de dualismo psicofísico.

O dualismo platônico é o primeiro a surgir na filosofia ocidental, afirmando que a inteligência não é assimilada ao corpo, e a qual não pode ser vista como uma realidade física, aproximando-se dessa forma aos restantes significados.

O dualismo e monismo estão também relacionados, sendo que no século XVIII os monistas passaram a defender a existência de uma única substância, realidade. Ou seja, eles afirmavam a existência da matéria, ou do espírito, nunca a existência mútua.

Descartes teve um papel muito importante nesse ponto, sendo o primeiro filósofo a admitir a existência de duas substâncias distintas: o espírito e o corpo, sendo o cérebro responsável por estabelecer a ligação entre eles.

Outro dos significados está relacionado ao dualismo educacional, este bastante presente na história da educação do Brasil, sendo que no país, a educação mostra ser uma marca bem presente na distinção do poder de classes.

O significado de Dualismo está na categoria Significados