Significado de Eclético

O que é Eclético

Eclético é o termo que designa o comportamento daquele que tende à diversidade, à vastidão, à multiplicidade. Eclético é aquele indivíduo que tem a mente aberta a outras formas de ver o mundo diferentes daquela que foi educado a ter, que aprecia muitos tipos de música não se prendendo a determinado estilo, que tem um gosto variado para gastronomia, que compra roupas de muitos modelos, cortes e marcas diferenciadas e etc.

A ideia do ecletismo surge durante o período helenístico, no Século II a.C. na Grécia, como uma atitude filosófica de se procurar nas mais diversas linhas do pensamento uma convergência que forme por sua vez uma linha de pensamento que reúna em si o que há de melhor nas outras doutrinas. Essa postura vez por outra vem sendo retomada na história da filosofia e na da cultura do ocidente como um todo, permitindo identificar períodos da arte e do pensamento marcados por estilos notadamente ecléticos.

E a partir disso, eclético pode ser qualquer comportamento, ação, empreendimento, enfim, que caracterize-se pela mistura, pela soma de diversos estilos; que não siga uma ou duas linhas como padrão estético, metodológico ou comportamental, mas que busque sem pudor em várias tendências aquilo que mais se adequa ao gosto ou a necessidade.

É bastante comum que uma pessoa que não se sinta muito conectada a determinado estilo de música, por exemplo, mas que costuma ouvir a vários estilos se intitule como um indivíduo eclético. Um estilo caracterizado como eclético muito comum também é aquele que vemos na arquitetura, que consiste na criação de edificações a partir da junção de vários estilos arquitetônicos em um só.

O significado de Eclético está na categoria Significados