Significado de Eclosão

O que é Eclosão

Eclosão é um termo que pode ser sinônimo de desenvolvimento, surgimento, aparecimento, início. Eclosão é um substantivo feminino que se origina do latim excludere e que chegou ao francês como eclósion, e a partir do francês deu origem ao vocábulo eclosão na língua portuguesa.

O Que é Eclosão

O termo eclosão pode ser entendido como o ato ou efeito de eclodir. Podemos dizer que algo que estava fechado ou que se encontrava preso sofre uma eclosão quando se solta ou se desprende.

Pode-se também entender eclosão como sinônimo de desabrochamento, como o ato de se desabrochar; assim, por exemplo, o desabrochar das flores após o inverno marca a eclosão da primavera.

Num outro sentido, eclosão pode ser entendida como surgimento. Quando algo novo aparece, ele eclode, e dessa forma podemos ver ao longo da história a eclosão de guerras, eclosão de tendências, eclosão de crises e etc.

Algo que está se desenvolvendo ou crescendo pode-se dizer que está num processo de eclosão, com isso, o desenvolvimento de um bairro, que cresce e se urbaniza, pode ser entendido como a eclosão do bairro, por exemplo.

Podemos encontrar ainda a palavra eclosão sendo usada para designar o exato momento em que um filhote de determinada espécie sai do ovo, quando um pintinho ou uma tartaruga, por exemplo, quebram a casca do ovo em que se encontram e ganham o mundo. Da mesma forma um inseto, ao sair do casulo onde se desenvolvia protagoniza, do ponto de vista da biologia, uma eclosão.

O significado de Eclosão está na categoria Significados