Significado de Efeito Colateral

O que é Efeito Colateral

Efeito Colateral é um efeito que é paralelo ao desejado quando o paciente é submetido a um tratamento com remédios.

Cada medicamento receitado a um paciente irá tratar determinado sintoma, no entanto, pode ser que ocorra um ou mais sintomas além daquele já apresentado e que será tratado pelo remédio, e tais sintomas extras podem ou não apresentar benefícios ao paciente de forma indireta.

Isso ocorre porque cada organismo reage de uma determinada forma e as possíveis reações normalmente são descritas na bula.

Baseada em pesquisas, a bula de um medicamento apresenta uma lista de possíveis efeitos colaterais que o remédio pode causar e um único paciente pode tanto apresentar todos os efeitos colaterais, como parte deles e até não apresentar efeito colateral algum.

Significados de efeito colateral e efeito adverso

No estudo do que são efeitos colaterais, temos um termo chamado efeito adverso. Trata-se de uma reação indesejada e prejudicial após o uso de um medicamento. Tal reação no organismo também pode ser mencionada na bula como possível efeito adverso.

Tanto o efeito colateral quanto o efeito adverso podem se manifestar ou não no organismo e a diferença básica é que o primeiro pode apresentar sintomas benéficos além do que deve ser tratado, como por exemplo, um antialérgico, além de tratar a alergia, causa sonolência no paciente, o que é uma reação positiva visto que a alergia muitas vezes impede o paciente de dormir. O segundo, no entanto, causa sintomas adversos e, portanto, indesejáveis, e entre os mais comuns estão náuseas, diarreia, dores no corpo ou erupções na pele.

Esse tipo de reação deve ser relatada ao médico, que irá analisar os benefícios que o medicamento proporciona ao tratar o sintoma, juntamente com o malefício do efeito colateral indesejado (ou efeito adverso) e decidir se o uso do remédio deve ser suspenso ou não.

 

 

O significado de Efeito Colateral está na categoria Significados