Significado de Efluentes

O que é Efluentes

Efluentes são resíduos que provém das indústrias, das redes pluviais e dos esgotos, que são jogados no meio ambiente, no formato de líquidos ou de gases. A palavra efluente significa algo que é emitido de algum corpo, de maneira imperceptível, assim como também tem seu significado atribuído à corrente de fluídos que saem de equipamentos, motores e assim por diante.

A palavra efluente advém do latim effluens e refere-se ao resíduo líquido proveniente de processos industriais. Para a química existem dois tipos de efluentes líquidos; primeiramente, aqueles gerados nas plantas (como por exemplo, a partir de reações químicas, separações ou mesmo reciclos) e em segundo, os que são usados com um fim de utilidade, tal como as águas para lavagens, resfriamento e outros processos.

Efluentes domésticos

São os resíduos produzidos nas cozinhas ou banheiros das residências (sejam elas casas térreas ou grandes edifícios), empresas, organizações, órgãos públicos e outros. A maior característica desses efluentes é que eles são compostos por 99,99 % de água e apenas 0,001 % de resíduos em si. Todavia, sabe-se que eles estão misturados com a água e é vital a existência de tratamento dos mesmos. O despejamento dos efluentes domésticos causam graves problemas ambientais, sendo também uma questão de saúde pública.

Efluentes líquidos

São compostos pelos resíduos provocados pela agricultura, pelos sanitários das indústrias e de redes pluviais. Basicamente o que caracteriza os efluentes líquidos são os resíduos provenientes das atividades humanas organizacionais. Na composição dos efluentes líquidos também se enquadram os resíduos com origem doméstica, tal como dos vasos sanitários, dos chuveiros e banheiras, das pias e de todos os tipos de lavagens realizados. Todos os resíduos da atividade dos comércios e domésticas compõem os efluentes líquidos.

Efluentes industriais

São os resíduos gerados a partir das atividades industriais (sendo que normalmente são despejados na natureza). Eles podem ser tanto os resíduos líquidos como também em forma de gases. A relação entre líquidos, resíduos ou a própria composição dos gases e seus componentes varia de acordo com a atividade desenvolvida por cada indústria. É importante salientar que em muitos casos é possível fazer o reaproveitamento e a reutilização desses efluentes, tal como os processos de filtragem da água e a sua reutilização para o reuso no processo industrial ou mesmo sob a forma de estoques para a lavagem de pisos, das instalações e etc.

Atualmente no Brasil está em vigor a Resolução CONAMA no. 430/2011 que regula os limites do despejo de efluentes. Além da resolução, existem também a Portaria nº 518/2004 do Ministério da Saúde que define procedimentos e responsabilidades com relação ao controle de qualidade da água para o consumo assim como a vigilância da mesma e dos processos industriais.

Os efluentes podem ser tratados de acordo com o seu grau, o que pode envolver a própria qualidade de determinado efluente antes mesmo de ser lançado no corpo que será o seu receptor. É público e notório que os efluentes possuem variadas fontes, o que leva a diversos tipos de tratamento.  Basicamente, o tratamento dos efluentes pode ser resumido em três processos distintos:
- Remoção dos resíduos sólidos
- Remoção dos materiais orgânicos solúveis (que são de natureza biodegradável)
- Remoção de todos os materiais restantes que ainda estiverem diluídos no efluente

 

O significado de Efluentes está na categoria Significados