Significado de Eixo Temático

O que é Eixo Temático

Eixo temático é como podemos chamar a base sobre a qual se construirá determinada elucubração teórica. O eixo temático apresentará o tema ou o conjunto de temas que nortearam um discurso.

Qualquer tipo de comunicação verbal, seja escrita ou oral, seja uma aula ou uma conversa, seja uma peça de teatro ou uma palestra, seja o roteiro de um filme ou um discurso político, precisa ter uma base que determinará sobre o que se falará, que tipo de coisa será dita e o que não será dito. Essa base é o eixo temático.

Por exemplo, podemos dizer que dentro do eixo temático da disciplina de história podem estar incluídos a Revolução Francesa, o descobrimento da América, as duas grandes guerras mundiais e ao mesmo tempo podemos dizer que na disciplina de História não farão parte do seu eixo temático a fórmula de Bhaskara, o teorema de Pitágoras e a trigonometria.

De forma mais específica, podemos imaginar um professor de História que precisa fazer uma palestra sobre a Segunda Guerra Mundial. Esse professor quer encontrar um eixo temático diferente, ele não quer falar dos grandes nomes do conflito, dos motivos do combate, dos países envolvidos, nem das ideologias que circulavam pelo mundo na época, ele quer um eixo temático em que ele possa falar sobre a Segunda Guerra fugindo do lugar comum e dos clichês sobre o tema.

Assim, para ser mais original, o professor resolve falar da participação das mulheres na Segunda Guerra Mundial e decide que o eixo temático do seu discurso será um relato sobre a importância que tiveram as mulheres nos momentos mais decisivos do conflito mundial.

O significado de Eixo Temático está na categoria Significados