Significado de Eixo Terrestre

O que é Eixo Terrestre

Eixo terrestre é o nome dado a uma linha imaginária que atravessa o centro terrestre, do Polo Norte até o Polo Sul, isto é, ele atravessa os dois polos geográficos da Terra.

Movimento de rotação

O eixo terrestre é o responsável pela rotação da Terra. Ele a faz girar em um período de 24 horas, separando assim, o dia da noite. Sua linha é reta, porém, em relação ao sol seu ângulo tem uma leve inclinação.

A Terra gira em torno de si mesma, do seu próprio eixo, e esse movimento é feito no sentido anti-horário, indo do oeste para o leste. Ele permite que a luz solar ilumine diferentes áreas do planeta, sucedendo os dias e as noites em diferentes lugares do mundo. O movimento de rotação completo ocorre em 23 horas e 56 minutos.

A iluminação do sol na terra não é o mesmo em todos os lugares do mundo devido a uma inclinação de 23° 27’, sendo que seu período pode variar.

O movimento que o sol faz durante o dia é de leste para o oeste. Por este motivo, ele nasce no leste (nascente) e se põe é no oeste (poente).

Efeitos da rotação:

  • Alteração do fuso horário
  • Mudanças dos ventos e das correntes marítimas para o oeste
  • Sequência entre os dias e as noites em todas as partes do planeta.

Movimento de translação

O movimento que a Terra faz ao redor do sol juntamente com os outros planetas é chamado de translação e o caminho que ele percorre tem forma de elipse.

O tempo que a Terra demora para dar uma volta completa em torno do sol é de 365 dias de acordo com a convenção de um ano, porém, na realidade, essa volta é feita em 365 dias e seis horas, sendo que em anos bissextos ela ocorre em 366 dias.

Os movimentos de rotação e translação ocorrem ao mesmo tempo.             

O eixo terrestre e sua inclinação

A inclinação da Terra tem grande influência nas estações do ano, pois sem essa inclinação a Terra não teria as estações definidas e, assim, deixariam de existir. Enquanto é primavera em um hemisfério, será verão em outro, sendo que a intensidade da luz também será diferente.

Mudança ocorrida no eixo terrestre

Foram realizadas pesquisas que mostraram uma alteração de mais ou menos 8 centímetros no eixo da Terra, alterando, dessa forma, a duração dos dias. Ou seja, de acordo com alguns cientistas, o dia ficou 1,26 microssegundos mais curto.

Os causadores dessa alteração foram alguns fenômenos que ocorreram no planeta, como o terremoto de 2010 no Chile e o terremoto de ocorreu em 2011 no Japão.

Porém, outros cientistas afirmam que nada realmente aconteceu com o eixo, o que houve foi somente uma mudança na crosta terrestre.

O significado de Eixo Terrestre está na categoria Significados