Significado de Estranho

O que é - Estranho

Estranho é um adjetivo de dois gêneros que significa incomum, extraordinário, excêntrico. O significado de estranho pode ser também para alguém que lhe é desconhecido, ou que guarda algum mistério. O feminino de estranho é estranha.

Estranho pode querer dizer também algo que provoca espanto ou que, de certa maneira, foge às normas estabelecidas. Podemos utilizar essa palavra também para indicar um incômodo, como uma “sensação estranha”. Vale ressaltar que a grafia correta é estranho e não extranho.

Os principais sinônimos para estranho são:

  • Anormal;
  • Esquisito;
  • Excêntrico;
  • Exótico;
  • Inusitado.

Já os antônimos de estranho são:

  • Comum;
  • Normal;
  • Habitual;
  • Usual;
  • Vulgar. 

Coisas estranhas (Stranger Things)

Estranho em inglês quer dizer stranger, o que leva a uma série bem famosa lançada em 2016 pela Netlfix de nome Stranger Things. A história se passa em 1983 e tem muitas influências de eventos culturais daquele período, o que causou enorme sucesso entre o público que viveu sua infância e adolescência na época em que a série se passa. Na série, há também muitas referências a Stephen King, Steven Spilberg e John Carpenter, que influenciaram a narrativa da história.

A trama começa com o desaparecimento de um menino em uma pequena cidade dos Estados Unidos. Seus amigos partem em uma jornada para encontrá-lo e no percurso entram em contato com uma garota que possui poderes telecinéticos.

Doutor Estranho

Um filme de grande destaque é Doutor Estranho, um filme da Marvel baseado nas histórias em quadrinhos sobre este herói famoso. Stephen Strange é um neurocirurgião muito conceituado, e convencido, que leva uma boa vida. Até que sofre um sério acidente que debilita suas mãos. Em busca da cura, ele vai parar no Nepal e descobre não apenas como se curar, mas também a desenvolver poderes místicos, que serão ameaçados por forças malignas.

Carrie, a estranha

Outra obra “estranha” e famosa é o romance Carrie, a estranha, escrito pelo famoso Stephen King e datado de 1974. Carrie é uma garota tímida que sofre abusos da mãe, ao mesmo tempo em que é perseguida na escola por alunos e professores. A questão é que ela possui poderes telecinéticos e um evento humilhante a fará despertar essa força de forma incontrolável.

Na música há a canção “Estranho”, do Nenhum de Nós, que pertence ao álbum Extraño, de 1990. Estranho é uma música que fala sobre como nos sentimos estranhos a respeito das pessoas diante de algumas circunstâncias, como o fim de um relacionamento ou algo trágico.

Esse termo é tão procurado que há até um site estranho com frases de pessoas famosas com esta palavra. Trata-se do Pensador, que tem a frase atribuída ao poeta Carlos Drummond de Andrade: “Ninguém é igual a ninguém. Todo o ser humano é um estranho ímpar”.

O significado de Estranho está na categoria Significados