Significado de Estrela De Belém

O que é Estrela De Belém

Estrela de Belém é uma expressão. Estrela é uma palavra que vem do grego aster, do Indo-Europeu ster, que significa “espalhar”. Já Belém vem do Hebraico beith lam, que significa “a casa do pão”.

O significado de Estrela de Belém está associado com a tradição cristã, pois se refere a um fenômeno que marcou o nascimento de Jesus Cristo. Conhecida também como estrela do Natal, a estrela de Belém é narrada na Bíblia Sagrada. No Evangelho de São Mateus (2:1-2).

Conforme a história, o brilho intenso da estrela de Belém guiou os Três Magos até o local exato – Belém – onde estaria Jesus Cristo, aquele que era o prometido Messias. Os Três Magos passaram alguns meses observando essa estrela no céu, estudando tabulações em relação ao seu movimento. A partir disso, eles começaram sua viagem à Palestina.

Os Três Magos (Belchior, Baltazar e Gaspar) foram até o local onde estava Jesus de Nazaré. Cada um trazia consigo um presente. De acordo com o mito cristão, cada um desses presentes teria um propósito em sua vida:

  1. Incenso: foi dado ao menino Jesus para protege-lo. O incenso simboliza a fé;
  2. Ouro: foi dado para trazer riquezas, proteção divina e providências ao menino Jesus. O ouro traduz a riqueza, a realeza;
  3. Mirra: o óleo de mirra foi dado para fazer a limpeza do corpo de Jesus e protege-lo contra doenças.

Os astrólogos da Antiguidade tinham o costume de crer que certos fenômenos ocorriam por conta do nascimento de um rei. Por isso, a aparição desta estrela foi considerada com o anúncio do nascimento de Jesus.

Estrela de Belém foi um cometa

Muitas teorias foram criadas no decorrer da história para explicar, de forma científica, qual fenômeno da Astronomia teria originado a Estrela de Belém.

Em primeiro lugar, é possível que nunca se determine corretamente o fenômeno até porque ocorrem várias imprecisões de datas e até mesmo os variados eventos astronômicos no céu do Oriente Médio que ocorreram naquele período do nascimento de Jesus.

Mesmo com a impossibilidade de apontar com clareza, vários estudos foram feitos, tomando como base as escrituras bíblicas e os relatos históricos, para supor qual fenômeno teria acontecido.

Um dos primeiros estudos e uma teoria relativamente aceitável é que o fenômeno da Estrela de Belém teria sido um cometa – tanto que até hoje é comum representar a estrela do Natal como um cometa (especialmente com a enorme cauda) em presépios e outras imagens a respeito do nascimento de Cristo.

Foi suposto que o cometa em questão, tido como a Estrela de Belém, foi o famoso cometa Halley, entretanto vários estudos posteriores afirmaram que era inaceitável, pois este cometa teria riscado o céu próximo à Terra por volta de 12 a.C., o que seria muito anterior ao suposto tempo em que Jesus Cristo teria nascido.

Outras teorias da Estrela de Belém

Outras teorias que se tornaram conhecidas podem ser apontadas:

  • Uma supernova:

Essa hipótese ganhou notoriedade em 1572, graças a um astrônomo dinamarquês que descobriu que este fenômeno aconteceu em 7 a.C, sendo que este astro fica até quase 100 mil vezes mais brilhante durante várias semanas e depois praticamente desaparece do céu.

  • Conjunção planetária entre Júpiter e Saturno:

Outros estudos feitos no século XVII afirmaram que aconteceu um fenômeno raro de ligação entre os planetas Saturno e Júpiter – o que faria com que o brilho de ambos os planetas se somassem no céu, fazendo com que o efeito no céu fosse bastante luminoso.

Curiosamente, estas duas teorias (a supernova e a conjunção planetária) permaneceram por longos anos como uma possível solução da misteriosa Estrela de Belém.

Entretanto, independentemente do que originou a Estrela de Belém, este é um símbolo forte no Natal, remontando o cenário de como aconteceria o nascimento de Jesus e a chegada dos Três Magos.

O significado de Estrela De Belém está na categoria Significados