Significado de Estressar

O que é Estressar

Estressar é produzir estresse, ou seja, gerar um conjunto de reações nocivas ao organismo, que podem ser de ordem física e/ou mentais e que impedem que a pessoa viva uma vida saudável e tranquila.

O ato de se submeter ao estresse ou simplesmente ficar estressado está diretamente relacionado à reação que as pessoas mantêm diante de terminadas situações.

Estar estressado significa que suas emoções já passaram dos limites, que a sua paciência já acabou ou que o seu corpo já está muito cansado para lidar com as adversidades do dia a dia. É perder o controle, sentir o peso da pressão de uma vida agitada e da competitividade do mundo atual.

A grafia correta é estressar ou stressar?

Stress” na língua inglesa significa força, influência, pressão, cansaço, peso, fadiga ou tensão. Talvez devido a essa grafia, oriunda do inglês, essa palavra cause tanta dúvida no nosso idioma. Mas, como ela foi aportuguesada, sua grafia correta é “estressar”.

Sinônimo de Estressar

Podemos usar alguns sinônimos para estressar, como por exemplo: fatigar, cansar, esgotar, estafar, mau humor, prostrar e muitas outras que dão a ideia de exaustão.

Conjugação do verbo Estressar

Estressar é um verbo que pertence a primeira conjugação, ou seja, com terminação “AR” no infinitivo.

Seu particípio é estressado e seu gerúndio é estressando.

Veja os exemplos:

“A professora costuma se estressar com seus alunos.” (infinitivo)

“Ele ficou estressado após um longo dia de trabalho.” (particípio)

“Não vou ficar me estressando com suas atitudes.” (gerúndio)

Estressar o computador

Na informática esse termo é usado para verificar a potência das peças de um computador. É a instalação de um programa que examina a capacidade de funcionamento do processador, da placa de vídeo, da memória RAM, do GPU e de várias outras peças.

Estressar é detectar problemas no computador. Existem vários programas que são capazes de estressar sua máquina.

O significado de Estressar está na categoria Significados