Significado de Eticidade

O que é Eticidade

Eticidade é um substantivo feminino que designa a qualidade ou caráter do que é ético e moral. A eticidade esta intrinsecamente ligada ao conceito de ética e de moralidade, resultando assim em uma conduta moralmente e eticamente aceitável, o que resulta na eticidade, produto da ética e da moral. Isso significa que sempre que um indivíduo se enquadra dentro do que é considerado ético e moral essa mesma pessoa está expressando a eticidade.

Segundo o filósofo e professor Clóvis de Barros Filho, a moral é aquilo que não faríamos mesmo que não houvesse ninguém olhando. Isso vai de encontro com a ética e com a eticidade, o que demonstra claramente valores e princípios individuais e coletivos. Os filósofos gregos dissertaram a respeito da ética, sendo que os mais notáveis foram Aristóteles e Platão.  

Princípio da Eticidade

O princípio da eticidade está diretamente ligado ao Código Civil do ano de 2002, que tem como base a ideia de boa-fé de forma objetiva, assim como tal preceito representa a postura dos indivíduos e suas ações (de boa fé objetiva) perante as relações sociais na sociedade civil. O princípio da eticidade está ligado também aos princípios da sociabilidade e de operabilidade. Juntos, eles evocam maneiras de buscar, assegurar e defender a integridade e a dignidade da pessoa humana.

Complementando todo o conteúdo até então abordado, o princípio da eticidade em conjunto com os outros possui a visão de busca e reconhecimento do indivíduo honesto, justo, íntegro e digno. Em outras palavras, a maneira íntegra e honesta de conduta está ligada à cidadania e à legalidade, partindo da ideia de que ações e condutas que sejam contrárias ao princípio da eticidade deverão ser punidas.

Hegel e a Eticidade

Para Hegel (filósofo alemão), na moralidade, o ponto primordial é quais seriam as condições de responsabilidade subjetivas individuais, uma vez que os indivíduos são movidos por propósitos e intenções pessoais. Já no campo da eticidade propriamente dita sua visão buscava mostrar todos os desdobramentos objetivos resultantes das vontades livres dos indivíduos. Hegel também trabalha com a ideia de “direito emergencial” dentro da eticidade, o que na prática seria o indivíduo abrir uma exceção em seus preceitos e valores em função de uma necessidade extrema. Para ele há circunstâncias na vida em que tal exceções são direitos e não concessões. Um exemplo disso é o direito da luta pela visa, mesmo que isso vá lesar a propriedade de outrem.

O significado de Eticidade está na categoria Significados