Significado de Eucaristia

O que é Eucaristia

Eucaristia é uma palavra usada na religião católica com os significados de sacramento que, de acordo com o catolicismo, dispõe do corpo, do sangue, da alma e da divindade de Cristo sob as aparências de pão e de vinho, de celebração da transubstanciação do corpo e sangue de Cristo, de hóstia consagrada, de ação de graças ou simplesmente o significado de missa.

A palavra eucaristia vem da palavra grega “eukharistía”, que significa reconhecimento, agradecimento, gratidão e ação de graças.

Eucaristia na Bíblia

Na Bíblia, mais especificamente no Novo Testamento, a eucaristia é o rito instituído por Jesus Cristo na última ceia, onde ele se ofereceu a Deus e se comungou em corpo e sangue, na aparência de pão e de vinho.

Esse rito era realizado em forma de refeição comunitária, chamada de ágape e ela pode ser relacionada à refeição pascal dos Judeus, ao passo que a última ceia foi celebrada conforme o rito judaico da Páscoa.

Na comunhão - ato de receber a eucaristia – o pão e o vinho lembram o sacrifício de Jesus Cristo, que teve o corpo imolado e o sangue derramado.

A eucaristia recebeu esse nome pela primeira vez em Inácio de Antioquia (no ano 110) e é a celebração da morte e ressurreição de Jesus Cristo, também recebendo os nomes de comunhão, ceia do Senhor e refeição noturna do Senhor.

Para os fieis da Igreja Católica receberem a eucaristia, é preciso frequentar a catequese, onde vão aprender mais sobre Deus e a Bíblia, para que depois possam fazer a sua a primeira comunhão, onde recebem a hóstia que simboliza o corpo de Cristo.

O significado de Eucaristia está na categoria Significados