Significado de Exceto

O que é Exceto

Exceto é uma palavra que chegou até a língua portuguesa tendo surgido a partir do termo latino exceptus, que quer dizer “aquilo que está fora do comum” ou “aquilo que não se enquadra nas regras”.

Devido ao grupo “xc”, a palavra exceto é vítima de diversos erros ortográficos. Muitos têm dúvidas se se escreve exceto ou exeto. Os erros mais comuns: eceto, exeto e até mesmo esseto. Nenhuma dessas formas é aceita, deve-se escrever “exceto”. Embora no Brasil não seja comum, é preciso lembrar também que a forma correta é exceto e não excepto.

O que significa exceto

O significado de exceto tem a ver com a exclusão de algo. Em linhas gerais, a palavra exceto é utilizada para indicar uma condição de exceção ou exclusão.

A partir da palavra exceto surgiu a palavra exceção, que é um substantivo que indica a exceção, algo que está fora, que está sendo excluído. Assim, a palavra exceção indica, essencialmente, uma subtração.

No exemplo “Quero sapatos de todas as cores, exceto o azul”, indica que o sujeito quer sapatos de qualquer cor, menos da cor azul. Assim, diz-se que o azul é a exceção.

Sinônimos de exceto

A palavra exceto possui diversos sinônimos, dentre eles palavras como: fora, salvo, excluído, excetuado, a parte, menos, entre outras.

Significado jurídico de exceto

No âmbito jurídico também é feito muito uso da palavra exceto, em especial quando se trata de processos civis. Dentro deste contexto, a palavra exceto é utilizada no caso em que um processo é encerrado e declara-se a defesa indireta. A defesa indireta ocorre quando uma causa leva muito tempo para ser encerrada e o réu pede paralisação da causa ou pede que a mesma seja eludida. Os motivos do pedido podem ser por suspeita de incompetência de seu advogado ou por suspeita de irregularidade no processo.

Assim, também no âmbito jurídico a palavra exceto, apesar de ser utilizada em um contexto bastante restrito e específico, mantém um de seus significados, o de exclusão. O exceto, no direito,é a paralisação, a eliminação ou mesmo a retirada de uma ação por pedido do réu.

O significado de Exceto está na categoria Significados