Significado de Fair Play

O que é Fair Play

Fair play é um termo que significa jogo justo, jogar limpo, ter espírito esportivo. É de origem inglesa e possui o sentido de lealdade e boa conduta.

A expressão foi utilizada pela primeira vez em 1595, em uma peça de William Shakespeare, onde foi empregada como sinônimo de bom senso, igualdade e até mesmo neutralidade.

Porém, essa ideia já estava associada ao meio esportivo bem antes do Cristianismo, quando era aplicada durante os jogos Olímpicos da Grécia Antiga. Seu principal foco era o de mostrar aos atletas que eles deveriam agir com honra e respeito, independente do resultado. O importante era participar e ter espírito esportivo.

Foi somente a partir de 1896 que o Barão Pierre de Coubertin, idealizador dos Jogos Olímpicos modernos, começou a utilizar o termo Fair play como um preceito sobre respeito, dignidade e honradez. Era associado ao respeito dos atletas consigo mesmos e principalmente deles com os seus adversários.

Mais recentemente, fair play foi agregado à ética no meio esportivo. Hoje é uma concepção direcionada a todos os gêneros esportivos, onde os atletas precisam respeitar seus oponentes e procurar não atingi-los de maneira intencional. Se por um acaso agirem de forma ofensiva, serão punidos de acordo com as leis vigentes.

No entanto, ultimamente, muitos atletas têm buscado formas nada ortodoxas para atingirem seus objetivos. Para muitos, o lema é “vencer a qualquer custo”. Alguns, por imposição da mídia, outros, por causa dos patrocinadores e muitos por autoafirmação.

Esses atletas buscam o doping, manipulação genética e outros tipos de recursos que intensifiquem o seu poder de superação, agindo, dessa forma, contra os princípios básicos do jogo limpo e justo.  

Fair play no futebol

No futebol não há uma regra formal para o conceito. É algo que, implicitamente, deve ser praticado pelos os jogadores. Quando ocorre algum tipo de problema em uma partida, tal como uma queda ou outro tipo de situação, o jogador que está com a posse da bola deve mandá-la para fora do campo, desta forma paralisando o jogo até que a situação seja resolvida.

Porém, a FIFA (Federação Internacional de Futebol) acabou criando um slogan para intensificar o conceito do termo entre os jogadores, técnicos e até mesmo torcedores: “My Game is fair play!” (Meu jogo é limpo ou Meu jogo é justo). O lema visa conscientizar a todos sobre os princípios morais nos jogos e que o importante é ter um espírito esportivo.

Fair play financeiro

O fair play financeiro foi criado pela UEFA (União das Federações Europeias de Futebol) e determina que os clubes europeus atuem de forma limpa e honesta, ou seja, que cumpram com suas obrigações e que procurem não criar dívidas acima de seus orçamentos, conseguindo assim, manterem suas contas em dia, pagarem todos os impostos, jogadores e todos os tipos de transações financeiras.

O significado de Fair Play está na categoria Significados