Significado de Fator Rh

O que é Fator Rh

Fator Rh é um antígeno muito importante que está presente no sangue de algumas pessoas.

Os indivíduos que possuem esse fator significa que a classificação será Rh+ (fator Rh positivo), já os que não possuem de forma natural o antígeno recebem a classificação Rh- (fator Rh negativo).

O que é fator Rh positivo

A pessoa que tem fator Rh positivo possui o antígeno D, uma proteína que fica na superfície dos glóbulos vermelhos.

Relação fator Rh e Macaco Rhesus

O fator Rh é também uma abreviatura para o nome do macaco rhesus, que foi usado pelos cientistas Winer e Landsteiner para seus estudos.

Eles foram os primeiros a identificarem a presença de antígeno no sangue de algumas pessoas.

A experiência com o macaco rhesus foi feita em 1940 e com ela foi possível verificar o nível de produção de anticorpos denominados de “anti-Rh”.

Uma solução de anticorpos Rh deve ser misturada a uma gota de sangue da pessoa a fim de identificar se o Rh dela é negativo ou positivo.

Caso não haja aglutinação das hemácias, a pessoa tem sangue Rh-, e se houver a pessoa tem Rh+.

Importância do grupo sanguíneo em transfusões de sangue

Para determinar o grupo sanguíneo é usado o sistema ABO, que classifica os tipos sanguíneos em quatro grupos:

  • A.
  • B.
  • AB.
  • O.

As hemácias possuem dois tipos de antígenos nos grupos sanguíneos humanos ABO, denominados aglutinogênios que são os A e B. No plasma, é encontrado até dois anticorpos (aglutininas) sendo elas Anti-A e Anti-B.

Cada pessoa só pode receber um tipo de sangue em uma transfusão, o mesmo acontece no que se refere à doação de sangue.

As pessoas consideradas “doares universais” são as que possuem sangue tipo O-, e as de tipo AB+ são consideradas “receptores universais”.

Se alguém for vítima de erro numa transfusão de sangue, poderá sofrer complicações e até mesmo ser levado a óbito.

Fator Rh na gravidez

Quando se trata de gravidez, é extremamente importante que seja identificado a tipagem sanguínea e o fator Rh, vez que o diagnóstico eficiente e rápido ajuda a prevenir que o recém nascido adquira doenças.

Pode ser citado como exemplo de uma dessas doenças a “Eritroblasrose fetal” conhecida também com “doença de Rhesus”.

Quando o bebê nasce é realizado um exame de sangue para identificar o tipo sanguíneo e fator Rh (ou grupo sanguíneo e fator Rh) dele. A amostra de sangue é retirada do cordão umbilical.

Se não tiverem sido tomados os devidos cuidados de prevenção durante a gestação e houver caso de eritroblastose fetal já instaladas no bebê, o tratamento dele irá incluir transfusões de sangue.

A herança do sistema Rh

A medicina explica que na herança do sistema Rh estão envolvidos três pares de genes, que trata-se de caso de alelos múltiplos.

Assim, considera-se o envolvimento de somente um desses pares para produzir o fator Rh, por isso passa a ser considerado herança mendeliana simples.

O gene classificado como “r”, recessivo, condiciona a ausência do fator Rh, enquanto o gene classificado como “R”, dominante, determina a presença do referido fator.

O significado de Fator Rh está na categoria Significados