Significado de Flexibilidade

O que é Flexibilidade

Flexibilidade é um substantivo feminino com origem no termo em Latim flexibilis, que significa “dobrável”. O termo em Latim vem de flectere, que significado “dobrar”.

O que é Flexibilidade:

O significado de Flexibilidade é voltado para caracterizar algo que é flexível, ou seja, aquilo que consegue se dobrar com facilidade; maleável.

Flexibilidade também pode ser entendida, no sentido figurado, como uma qualidade ou facilidade de um indivíduo em entender, acatar e manter opiniões, pensamentos e ideias de outros indivíduos.

Diz-se que uma pessoa flexível é uma pessoa mais diplomática. Além disso, um indivíduo flexível pode ser entendido como aquele que realiza várias tarefas e outras ocupações ao mesmo tempo.

Alguma coisa que se move com agilidade e que mesmo possui um fácil manuseio pode também fazer parte da definição do termo flexibilidade.

Na área da medicina, mais especificamente na anatomia, a palavra flexibilidade serve para definir a capacidade dos tecidos corporais em se esticarem sem causar danos ou lesões. A flexibilidade do corpo humano garante ampla movimentação de uma articulação ou um grupo de articulações que fornecem a qualidade necessária para nossos movimentos diários.

É claro que a flexibilidade é diferente de uma pessoa para outra – algumas amplitudes podem ser facilmente alcançadas por alguns enquanto que para outros é algo limitado.

Quando realizado exercícios físicos para melhorar a flexibilidade, uma maior amplitude dos movimentos do corpo é atingida.

Ainda, pode-se separar a flexibilidade – quando estiver sendo tratada no âmbito da anatomia – em dois tipos:

  • A flexibilidade ativa: quando alcança-se a maior amplitude de movimento somente com o uso da contração e alongamento de determinados músculos. As artes marciais e ballet são dois exemplos de atividades que exigem o desenvolvimento da flexibilidade ativa.
  • A flexibilidade passiva: é aquela que pode ser atingida usando forças externas, como, por exemplo, a utilização de aparelhos ou mesmo o peso corporal.

Sinônimos de flexibilidade

Quatro palavras podem ser consideradas sinônimos do termo flexibilidade:

  • Maleabilidade
  • Elasticidade
  • Agilidade
  • Docilidade.

Flexibilidade no trabalho

Foi no século atual que a expressão flexibilidade no trabalho virou popular. O maior motivo é o avanço e a criação de novas tecnologias que transformaram a visão tradicional de uma empresa e seu sistema organizacional.

Um exemplo é o novo estilo de trabalho com horários flexíveis, ou seja, quando um funcionário possui liberdade para optar pela melhor hora do dia para cumprir suas obrigações dentro da organização enquanto que o restante das horas e das atividades podem ser realizadas na própria casa do colaborador.

Isso só pode ser possível através das tecnologias de comunicação e informação, e claro, da internet.

A flexibilidade no trabalho também pode abranger o dress code (o código de vestimenta) de uma empresa e até mesmo os locais de lazer existentes e disponíveis no local.

Entende-se que a flexibilidade no trabalho proporciona maior satisfação para os colaboradores, o que é de extrema valia para uma organização.

Flexibilidade cognitiva

A flexibilidade cognitiva é denominada como a capacidade de interpretar certas situações ou informações a partir de diversos pontos de vista e probabilidades.

O indivíduo geralmente tem o costume de interpretar alguma coisa conforme suas experiências pessoais ou mesmo suas crenças pré-determinadas.

Considera-se a flexibilidade cognitiva como uma atividade para ser capaz de encontrar respostas alternativas para uma determinada situação.

O significado de Flexibilidade está na categoria Significados