Significado de Flor Amor Perfeito

O que é Flor Amor Perfeito

Amor-perfeito é uma planta pequena que geralmente não ultrapassa os 30 cm de altura (normalmente atinge entre 15 a 25 cm) e produz flores que têm em média 6 cm de diâmetro.

Existem cultivares com flores amor-perfeito menores (2 ou 3 cm) e cultivares com essas flores maiores, de cerca de 10 cm de diâmetro.

A flor amor-perfeito é uma flor que de acordo com a botânica é pertencente ao:

  • Reino Plantae.
  • Classe Magnoliopsida.
  • Divisão Magnoliophyta.
  • Família Violaceae. Subfamília Violoideae.
  • Ordem Malpighiales.
  • Gênero Viola.
  • Espécie V. triclolor.
  • Tribo Violeae.

A flor amor-perfeito recebe o nome binomial de Viola tricolor, é uma planta rasteira de flor selvagem, floresce a cada dois anos entre os meses de abril a setembro.

Diz-se que a flor amor perfeito é de origem asiática e européia, prefere solos ácidos a neutros e também sombra.

Ela nasce em locais abandonados e a polinização de suas flores é feita pelas abelhas e, como a flor amor perfeito é hermafrodita, ela pode se autofecundar.

Flor amor perfeito significado

A flor Amor-Perfeito significa duradouro e romântico.

Para o dia das mães, ser presenteada com uma flor Amor-Perfeito significa uma mensagem simbólica de que aquele sentimento de amor é infinito e não se acaba.

Por possuir três cores essa flor é também relacionada à Santíssima Trindade e chamada de Erva-da-Trindade.

As flores Amor-Perfeito possuem combinações singulares de cores que podem variar entre marrom, branco, amarelo, laranja e diversos outros tons.

Amor-perfeito – origem

De acordo com a mitologia grega, Zeus apaixonou-se por uma jovem humana chamada Lo. Zeus, já prevendo os ciúmes de sua esposa Hera, transformou a moça por quem estava enamorado em uma novilha e a manteve pastando aos seus pés.

Com pena de Lo, que estava se alimentando à base de ervas, Zeus decide criar lindas flores para que ela pudesse comer. As flores receberam o nome de Lo – a flor amor-perfeito.

Amor-perfeito culinária e medicina

A flor Amor-Perfeito, por possuir um sabor adocicado, é uma planta usada até mesmo como ingrediente culinário no preparo de sobremesas e outras receitas.

Já na medicina, a flor amor perfeito era muito usada na Grécia para libertar as pessoas da ira e acalmá-las. Para isso era preparado chá de flores e aplicado com compressas.

Nos dias de hoje a flor Amor-Perfeito é uma alternativa no tratamento de dores de cabeça, enjôos, infecções e outros.

Flor amor perfeito como plantar

O cultivo das flores amor perfeito deve ser realizado no outono e é mais indicada para regiões de clima frio.

É aconselhável semear flores amor-perfeito com intervalos de alguns dias, mas somente para plantações comerciais, para que assim elas floresçam aos poucos e fiquem disponíveis por mais tempo no mercado.

Flor amor perfeito como cuidar / Flor amor perfeito cultivo

Assim como as demais plantas a flor amo perfeito deve ser cultivada em solo bem adubado e arado. Ela não se desenvolve em terrenos secos, precisa da luz do sol cerca de 4 e 6 horas diárias.

Depois de 17 a 21 dias a flor amor-perfeito germina e depois de 90 dias aproximadamente ela floresce.

Flor amor perfeito em crochê

Existem diversas maneiras de confeccionar a flor amor-perfeito em crochê.

A flor amor-perfeito é muito usada em vários tipos de artesanatos, tapetes, almofadas e também para customização de roupas e decoração.

O significado de Flor Amor Perfeito está na categoria Significados