Significado de Flor de Maracujá

O que é Flor de Maracujá

Flor de maracujá é a flor da qual surge a fruta maracujá. Ela é típica da América e os índios a chamavam de Mara cuya, que quer dizer “alimento na cuia”. O nome surge pelo formato do maracujá ao ser cortado, pois a casca se assemelha a uma cuia.

O que é Flor de Maracujá

A Igreja Católica descobriu, no formato, um significado da flor de maracujá. Na época das grandes navegações, século XVI, os primeiros jesuítas que chegaram ao Brasil viram-se encantados com o formato da flor do maracujá, pois viram nela um formato de coroa, que os lembrava da Coroa de Espinhos dada a Jesus Cristo antes de sua morte.

Em alguns lugares, a flor pode ser chamada de Coração Ferido ou Flor da Paixão. A simbologia da flor chegou até o fruto. Em inglês, o maracujá é chamado de passion fruit, que quer dizer “fruta da paixão”, fazendo referência à paixão de Cristo. Isso ocorro também em francês (fruit de la passion) e em espanhol (fruta de la pasión).

Em português, porém, a nomenclatura jesuítica perdeu espaço para a indígena e foi mara cuya a origem do nome maracujá.

Além da coroa, a flor de maracujá também possui três estigmas e cinco anteras. Os jesuítas associaram os três estigmas aos três pregos utilizados para pregar Jesus na cruz, um em cada mão e o terceiro para prender os pés. As anteras foram associadas, pelos religiosos, às cinco Chagas de Cristo: uma em cada mão, uma em cada pé e a terceira feita pela lança em seu lado.

A cor arroxeada da flor simboliza a penitência, o recolhimento e a dor. Essa é a mesma cor utilizada pela Igreja Católica em seus paramentos nas celebrações do tempo da Quaresma, que antecede a morte de Cristo. Além de tudo isso, a flor morre para que o fruto surja e isto foi visto como uma alegoria: também Cristo morreu para que o mundo pudesse ser salvo.

A primeira descrição da flor de maracujá foi feita em 1569, por Nic Monardis, que a batizou como passiflora incarnata. Em latim, passiflora traduz-se como flor da paixão.

O maracujá é uma planta do semiárido e, por isso, é bastante resistente à seca e tem preferência por solo arenoso. Seu plantio na Europa iniciou-se por ordem do Papa Paulo V, que ganhou as flores e por elas se encantou. O Papa tomou a flor e sua simbologia como um sinal divino de que Deus desejava que o Novo Mundo fosse colonizado e evangelizado, ou seja, catequizado.

Estima-se que a flor, que costuma ser polinizada por abelhas grandes, possua entre trezentas e quinhentas e oitenta espécies ao redor do mundo. Dessas, cento e cinquenta foram encontradas e catalogadas no Brasil.

A flor, por sua beleza e simbologia, sempre serviu como inspiração, por isso, é comum encontrar artesanatos em que ela apareça, como pinturas da flor de maracujá ou flor de maracujá de crochê.

Flor do Maracujá - Feira de Santana

A flor de maracujá acabou servindo de inspiração para o nome do restaurante Flor do Maracujá. O restaurante está localizado em Feira de Santana, na Bahia e serve pratos regionais e típicos, além de alguns outros bastante apreciados no país.

O restaurante, inaugurado em 1995, segue o formato de self-service.

Flor de Maracujá – Música

Flor de Maracujá também foi o nome dado a uma música, composta por João Donato e Lysias Enio. Embora João Donato tenha gravado a música, esta só fez sucesso após ser gravada e interpretada por Gal Costa, em 1947, como uma das faixas do álbum Cantar.

O significado de Flor de Maracujá está na categoria Significados