Significado de Florão

O que é Florão

Florão é o nome de um adorno estilizado com o formato de uma flor, geralmente usado no centro do teto; um enfeite em forma de flor.

Também pode ser chamado de florão ao ornamento colocado no círculo de uma coroa, feito de pedras preciosas ou de ouro. O termo florão também pode ser usado em sentido figurado, como sinônimo de preciosidade, para designar algo de muito valor, uma joia.

Existe um jogo conhecido como florão; uma designação popular para um jogo que entretém crianças com cantoria e batidas de palma.

Em botânica, encontramos o termo florão para designar um conjunto de flores que se conectam entre si através de uma haste. O florão é uma propriedade bastante comum das plantas pertencentes à família das compostas.

Em tipografia, florão é um pequeno ornamento que tem a forma de flor e que é usado para enfeitar ou ilustrar o último capítulo ou a folha de rosto de um livro.

A heráldica é a prática e o estudo dos brasões de armas, também conhecidos como escudos. Na heráldica, o florão designa as flores estilizadas usadas para enfeitar esses brasões, podendo aparecer uma flor-de-lis, por exemplo.

Para a arquitetura, o florão é o nome de uma pequeno ornamento de pedra muito comum em construções medievais, notadamente naquelas de estilo gótico. O florão, quase sempre é colocado em partes elevadas do edifício e serve para enfeitar e sublinhar a verticalidade da obra.

Florão da América

O termo florão chama a atenção dos brasileiros por parecer na letra do Hino Nacional do Brasil, ao mesmo tempo que tem o seu significado desconhecido pela maioria das pessoas do país que cantam diversas estrofes do hino sem compreende-las muito bem.

Florão aparece na estrofe em que se canta “fulguras, ó Brasil, florão da América…”, e no contexto em que é usado quer dizer que o Brasil é um enfeite, algo muito bonito que ornamenta a América.

O significado de Florão está na categoria Significados