Significado de Flores Roxas

O que é Flores Roxas

Flores roxas, como a palavra diz, são flores da cor roxa, como hortênsias, amor-perfeito e tantas outras flores que possuem, naturalmente, esse tom.

Mas afinal, o que são flores roxas? Essa expressão é utilizada com muita frequência porque foi designado um significado específico para cada cor de flor. Diversas flores podem possuir a cor roxa, em especial amor-perfeito, hortênsias e violetas.

O significado de flores roxas é algo que independe do tipo de flor e que tem a ver apenas com as cores. O drama e a intensidade do roxo estão relacionados ao amor. Embora o vermelho seja comumente entendido como a cor do amor e da paixão, o roxo é a cor do primeiro amor.

O roxo também é uma cor associada à realeza e à nobreza e isso vem desde a antiguidade clássica. Em Roma, os nobres utilizavam a cor roxa em suas vestimentas para indicar sua origem. Nesse caso, as flores roxas, ao serem dadas para alguém, podem expressar a admiração e o orgulho que se tem dessa pessoa.

Dentro da cromoterapia, o roxo é associado à capacidade de aliviar o estresse e de promover o autocontrole e a calma, restaurando a dignidade. Por isso, essa cor é comumente utilizada por psicólogos. Assim, ao escolher flores que possam influenciar na diminuição do nível de estresse, costuma escolher-se as flores roxas.

O roxo é, para a Igreja Católica, o símbolo da penitência, da introspecção e da reflexão. Por isso, essa é a cor escolhida para se usar nos paramentos litúrgicos durante o período da quaresma. A flor conhecida como quaresmeira é de tonalidade bastante próxima ao roxo e tem sua floração próxima do período da Páscoa, na quaresma.

As flores roxas podem ser utilizadas para decoração, para buquês, para presentear e também como símbolo.

O significado de Flores Roxas está na categoria Significados