Significado de FM

O que é FM

FM é uma sigla de origem inglesa para a expressão Frequency Modulation, que significa “Modulação em Frequência” ou “Frequência Modulada”.

O termo designa a transmissão de ondas sonoras de um rádio. É a variação da frequência que proporciona o nível da transmissão do som.

Em contrapartida, a sigla AM significa Amplitude Modulation que traduzida significa “Modulação de Amplitude”, isto é, sua amplitude é variável, porém sua frequência será contínua.

A diferença entre AM e FM são as ondas, enquanto a primeira tem excelente alcance e boa qualidade, a outra tem um alcance mais restrito, porém sua qualidade é excelente. Seu alcance pode chegar a aproximadamente 100 quilômetros.

As rádios FM também possuem RDS, sigla para o termo em inglês “Radio Data System”, que é uma série de informações digitais enviadas em relação à emissora sintonizada. Elas também são mais limpas, ou seja, o som tem pouquíssimos ruídos eletromagnético.

Rádio OI FM

A Rádio Oi FM teve início no ano de 2004/2005 em Belo horizonte, com frequência de 93,9 MHz e pertencia a empresa OI. Ela funcionou como rádio de frequência modulada até o final do ano de 2011. Após um tempo, sua amplitude já tinha alcançado diversas cidades do Brasil.

Devido a seu baixo índice de ouvintes, ela acabou deixando de atuar nas rádios e passou a ser exclusivamente online. Em seu lugar entrou a Rádio Verão pertencente ao Grupo Bel.

Na cidade do Rio de Janeiro, há a Rádio FM O Dia com o slogan “FM O Dia – Alegria que irradia”. Ela é sintonizada em 100,5 e toca muito funk, pagode, entre muitos outros sucessos.  

O significado de FM está na categoria Significados