Significado de FOB E CIF

O que é FOB E CIF

FOB e CIF são duas siglas em língua inglesa e que querem dizer, respectivamente, Free On Board e Cost, Insurance and Freight.

Ambas as siglas fazem referência ao pagamento de frete para o transporte marítimo de mercadorias. A diferença entre elas reside no fato de que uma diz que quem assume os custos do frete é o comprador e, a outra, que é o vendedor o responsável pelo pagamento do transporte da mercadoria.

Essas duas siglas são parte dos Incoterms, que são os Termos Internacionais de Comércio. Os Incoterms, na verdade, são normas definidas com o propósito de regular as trocas comerciais entre países, ou seja, internacionais.

Frete FOB (Free on Board)

A sigla FOB (Free On Board) pode ser traduzida como “livre a bordo” e, nesta modalidade de frete, o comprador arca com todos os riscos e custos relativos ao transporte de sua mercadoria a partir do momento que ela é posta a bordo do navio.

A responsabilidade do fornecedor é de garantir que a mercadoria suba a bordo, no porto de embarque que ficou acordado entre ele e o comprador.

Frete CIF (Cost, Insurance and Freight)

O frete na modalidade CIF (Cost, Insurance and Freight) pode ser traduzido para o português como “custo, seguro e frete”. Nesta modalidade de frete, o fornecedor é que é o encarregado por todos os custos e riscos do transporte da mercadoria, desde a postagem até a entrega dela no porto do destino. Isso quer dizer que, nesta modalidade, o fornecedor deve pagar pelo seguro marítimo e pelo frete.

Quem paga o frete?

Embora ambas modalidades tenham sido explicadas, ainda podem restar dúvidas sobre o responsável pelo pagamento do frete.

No caso do transporte FOB, o cliente paga o frete e o seguro da mercadoria. Já na modalidade CIF, o frete e o seguro são pagos pelo fornecedor da mercadoria.

 

 

 

O significado de FOB E CIF está na categoria Significados