Significado de Fome Aguda

O que é Fome Aguda

Fome aguda é o nome como é chamado a situação onde um indivíduo ou um grupo de pessoas grande ou pequeno fica sujeito à privação de alimentos devido a algum imprevisto ou situação grave que pega essas pessoas de surpresa.

O significado de fome aguda está ligado a uma fome momentânea, mas intensa, causada pela incapacidade circunstancial de se ter acesso à alimentação. Uma situação que provoca fome aguda pode ser aquela consequência de uma catástrofe natural, como terremotos, furacões, enchentes, seca e etc. Contudo, também pode ser considerada fome aguda aquela que surge como consequência de condições sociais e econômicas adversas, como a situação de pobreza ou a de países em guerra onde a população não consegue acesso a alimentação. Em situações onde a fome aguda é caracterizada existe um grande índice de mortalidade.

Ao lado da fome aguda temos a fome crônica, que caracteriza-se não por uma falta completa de alimentação, mas por uma alimentação precária incapaz de manter o organismo funcionando corretamente, acarretando problemas de saúde e dificuldades físicas e intelectuais as mais diversas.

A fome crônica atinge os países e as regiões mais pobres do planeta, provocando problemas como a desnutrição e altos níveis de mortalidade infantil. Já a fome aguda, não está necessariamente ligada a condições sociais e econômicas dos países ou regiões onde ela é identificada, pois uma catástrofe natural pode privar de alimentação mesmo pessoas abastadas ou países de primeiro mundo.

Um outro significado que o termo fome aguda pode ter é aquele em que o termo é usado como sinônimo de uma grande fome ou uma fome forte, algo que pode acometer a qualquer um em um dia normal, mas que muitas vezes está ligado a usuários da maconha que depois de consumir a droga relatam sentir muita fome, uma fome aguda, popularmente conhecida como larica.

O significado de Fome Aguda está na categoria Significados