Significado de Friendzone

O que é Friendzone

Friendzone é um termo em inglês que traduzido para o português significa zona de amizade e é popularmente utilizado para se referir a uma pessoa que deseja ter um envolvimento amoroso com outra que a considera apenas uma amiga.

Por exemplo, "Pedro é apaixonado por Ana, mas ele está na friendzone", nesse caso, portanto, Pedro está apenas na zona de amizade de Ana que, consequentemente, não deseja ter um envolvimento com Pedro além da amizade.

O termo friendzone começou a ser utilizado por causa da série de televisão de humor “Friends”, mais especificamente no episodio "The one with the blackout" de 1994, quando o personagem Ross Geller, que era apaixonado pela personagem Rachel Green, foi alertado pelo seu amigo Joey Tribbiani de que estava apenas na "friend zone".

No entanto, o termo ficou ainda mais conhecido depois de aparecer no filme “Apenas Amigos” (Just Friends) de 2005, que aborda a friendzone vivida pelo personagem principal Chris Brander, que é apaixonado por Jamie Palamino, a qual diz amá-lo como se fosse um irmão.

Algumas pessoas relacionam a friendzone com o amor platônico, como se fosse um amor não correspondido. No entanto, o termo amor platônico tem significado diferente.

Na realidade, ele é a definição do amor ideal do filósofo grego Platão, que defendia que o verdadeiro amor é espiritual, centrado no caráter e na inteligência de uma pessoa e não no desejo sexual. Logo, o amor platônico é um amor casto, focado na virtude, um significado totalmente diferente do termo friendzone.

A friendzone envolve paixão e uma pessoa entra na friendzone toda vez que se apaixona por um amigo, que enxerga apenas amizade na relação e sai da friendzone toda vez que deixa de lado essa paixão não correspondida ou até mesmo quando o amigo começa a enxergá-la de forma diferente e corresponde à paixão.

O significado de Friendzone está na categoria Significados