Significado de Gardênia

O que é Gardênia

Gardênias são plantas da família das rubiáceas. São arbustos e árvores com o nome científico gardenia jasminoides e possuem uma textura semi-lenhosa. Nativa da China, elas servem como plantas ornamentais pela beleza de suas flores brancas e que com o passar do tempo acabam mudando a tonalidade de suas pétalas para um suave tom creme.

São extremamente aromáticas e têm um ciclo de vida muito longo e sua flor exala um perfume marcante por muitos dias. A gardênia também pode ser usada para fins medicinais e sua madeira e frutos são usados como tinturas.

Ela também é conhecida pelo nome de jasmim-do-cabo. Sua árvore com folhas pequenas ovaladas e em forma de pequenas setas, tem um tom verde bem escuro, costumam ser muito resistentes ao inverno e também é antifebril e antidisentérica. O bulbo amarelado de algumas espécies é usado para tingir seda.

Pela beleza e bela exuberância de suas flores, as gardênias são muito utilizadas na ornamentação de jardins. Elas gostam de um clima mais agradável. Sua manutenção tem que ser o mais natural possível, é muito importante que não sejam feitas podas de concentração e que se faça um bom processo de limpeza. Que elas tenham bastante ventilação, Tudo isso evita que fiquem vulneráveis a doenças.

Existe cerca de 250 espécies diferentes que são designadas de gardênias, mas a mais popular de todas é a gardênia jasminoides, também conhecida pelo nome de gardênia augusta.

A flor recebeu este nome de Carl Linnaeus em homenagem a Alexander Garden (1730-1791), um naturalista escocês.

Gardênia Abbad

Gardênia Abbad é uma pesquisadora formada pela Universidade de Brasília, onde se graduou, fez mestrado e doutorado na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho com ênfase na aprendizagem. Também participa como bolsista em produtividade pelo CNPq.

Ela trabalha em ambientes corporativos na construção, investigação e avaliação de programas de capacitação presencial e a distância. É membro do corpo docente em dois programas de pós-graduação no PPGA da Universidade de Brasília (o Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações - PSTO e o Programa de Pós-graduação em Administração).

Ela já lançou vários livros em parceria com outros autores na área em que realiza suas pesquisas. E tem muitos artigos lançados também.

Gardênia Oliveira

É o nome de um blog criado desde 2010 por Gardênia Oliveira, uma professora do Rio Grande do Norte. Ela dá dicas e compartilha informações variadas. Em seu blog é possível ter informações de utilidade pública e de entretenimento, curiosidade e dicas da região e do estado do Rio Grande do Norte. O seu slogan é “Informações diversas a toda hora”. Gardênia tem inúmeros seguidores em sua página na web.

Gardênia- Restaurantes

Gardênia é o nome de uma cadeia de restaurante da cidade de São Paulo, que foi inaugurado em 2004. A rede possui três estabelecimentos: Gardênia Pinheiros, Gardênia Alphaville e Gardênia Montevideo. Sendo o mais famoso o restaurante de Pinheiros.

Seu horário de funcionamento é de segunda a sexta: de 12 h às 15 h e à noite de 19h a meia noite. Sábados de 13 h a meia noite. Domingos e feriados o funcionamento é de 12 h às 17 h.

Ele traz um cardápio bem variado, com pratos contemporâneos e muito criativos, desenvolvidos pela chef de cozinha Marina Moraes e pelo chef Raul Florenza. Porém, a especialidade do lugar é a carne de cordeiro. 

A rede de restaurantes pertence à Família Moraes, que também detém a Fazenda São Domingos, localizada na cidade de Itu. A fazenda desenvolve e cria cordeiros da raça Laucane, de origem francesa. Além de produzirem a carne que é usada, eles produzem mel, queijo, legumes, e até mesmo o café que é consumido em seus estabelecimentos. 

 

 

O significado de Gardênia está na categoria Significados