Significado de Garrida

O que é Garrida

Garrida é uma palavra que no português pode ser tanto um adjetivo como um substantivo feminino, sendo que como adjetivo garrida pode ser entendida alguma coisa que está adornada ou enfeitada, e enquanto substantivo pode ser uma espécie de sino ou um objeto com função mecânica.

Como sinônimo de alguma coisa que está enfeitada, garrida pode ser utilizada para designar, por exemplo, uma fantasia de carnaval ou uma casa decorada para o natal. Assim, uma coisa repleta de enfeites ou adornos é uma coisa garrida ou que está garrida.

Assim, a palavra garrida também pode ser utilizada para designar algo que apresente exuberância, que é graciosa ou elegante. Num outro sentido, garrida, pode ser também sinônimo de algo alegre e vistoso, que possui uma beleza que chama a atenção, seja natural ou porque está com algum tipo de ornamentação.

Como um substantivo feminino, garrida pode ser o nome de um pequeno sino ou sineta e ao mesmo tempo pode ser o nome da uma espécie de roda de ferro que se utiliza para locomover blocos de pedra, tendo, portanto, uma função mecânica ao ser colocada em baixo desses blocos.

O termo garrida, que no masculino fica garrido, não é um termo muito popular restringindo-se o seu uso mais aos meios eruditos, entretanto, a palavra soa familiar aos ouvidos do brasileiro comum por estar na letra do Hino Nacional, mais especificamente no verso que diz “Do que a terra, mais garrida/Teus risonhos, lindos campos têm mais flores”

O significado de Garrida está na categoria Significados