Significado de Geometria

O que é Geometria

Geometria é a ciência ou ramo da matemática que está ligado às dimensões das linhas, dos volumes e das superfícies. A palavra é proveniente das junções "geo", que significa "terra" e "metria", que significa "medida".

As noções de geometria como área, volume e comprimento surgiram na Grécia Antiga, por volta do século VI a.C. Hoje em dia existem diversos formas de geometria, tal como é o caso da geometria descritiva, que analisa objetos espaciais em um plano, a geometria plana, que é uma geometria bidimensional e a geometria das figuras planas, que também recebe o nome de planimetria.

Geometria diferencial

Essa é uma área da matemática responsável por usar técnicas de cálculo integral e de cálculo diferencial, e também a álgebra multilinear e a álgebra linear para que possam ser estudados os problemas de geometria. Esse ramo da geometria tem grande importância para o estudo da física teórica.

Geometria algébrica

Essa é uma área da matemática que começou com os estudos dos sistemas de equações polinomiais em dimensões maiores do que três, que era a geometria analítica e que posteriormente sofreu uma evolução e se tornou a álgebra abstrata, juntamente com a topologia e análise complexa.

Geometria euclidiana

Essa é a geometria cujo estudo se baseia no plano ou no espaço em relação a alguns princípios do matemático grego Euclides de Alexandria:

  • Há uma única reta que une dois pontos diferentes;
  • Para se construir uma reta, um segmento pode ser prolongado sem definição;
  • Pode-se obter uma circunferência em um ponto com raio igual à distância dada em qualquer ponto e a qualquer distância;
  • Todo e qualquer ângulo reto é igual;
  • Quando uma linha reta corta outras duas linhas retas de modo que a soma de seus ângulos internos seja menor que a de dois ângulos retos, essas duas retas se cruzam do mesmo lado em que esses dois ângulos estão.

O significado de Geometria está na categoria Significados