Significado de Glosa

O que é Glosa

Glosa é um tipo de poema característico da literatura brasileira e mais especificamente nordestina. É um poema feito muitas vezes de improviso e que costumeiramente é apresentado de forma cantada.

Na Glosa, vemos uma construção literária dividida em duas partes. Primeiro aparece o mote, que com dois versos apresenta o poema, faz uma pequena introdução; depois vem a glosa propriamente dita, que dá seguimento à composição, em geral com 10 versos, sendo que nesses se repetirão aqueles dois que já apareceram no mote.

Podemos usar glosa também para denominar uma nota explicativa que aparece num texto, para elucidar uma palavra ou trecho escrito. A palavra glossário deriva de glosa. E assim, por extensão, podemos usar o termo para nos referirmos a uma explicação dada em meio a uma conversação cotidiana. Quando alguém interrompe o que está dizendo, para elucidar um ponto que pode ter ficado obscuro em sua fala, este apresenta uma glosa.

Num outro sentido ainda, glosa pode aparecer como sinônimo de desaprovação ou censura. Quando alguém deixa claro através de um comentário escrito ou falado que não aprova certo comportamento, que é contrário a certa ideia, que a censura.

Glosa de Valores

Quando por algum motivo legal, determinado valor é suprimido total ou parcialmente, é retirado, suspenso de um documento, dizemos que há uma glosa de valores.

Glosa Médica

Entende-se por glosa médica ou glosa hospitalar, a diferença de valor entre aquilo que é cobrado e o que foi acordado como o preço da prestação de um serviço médico, tanto no que tange a cobranças em que há um acréscimo no valor como aquelas em que há desconto.

Os motivos da diferença na cobrança vão desde equívocos até a má intenção dos profissionais da área, e o tema vem sendo motivo de discursões jurídicas, medicas e criminais.

O significado de Glosa está na categoria Significados