Significado de Glutamato Monossódico

O que é Glutamato Monossódico

Glutamato Monossódico também conhecido pela sigla MSG derivada do inglês monosodium glutamate, é um tipo de sal, um sal sódico, encontrado em todas as proteínas vegetais e animais. O glutamato monossódico é comercializado pela indústria alimentícia como um realçador de sabor.

O significado de glutamato monossódico está intimamente ligado a um tempero especial que cria no alimento um tipo de gosto conhecido como umami, considerado um dos cinco gostos perceptíveis pelo paladar humano, os outros são doce, amargo, azedo e salgado. A palavra umami tem origem japonesa e pode ser traduzida como delicioso ou gostoso.

O sabor peculiar para o paladar brasileiro criado pelo glutamato monossódico é suave e ao mesmo tempo encorpado e rico, podendo ser utilizado para temperar frutos do mar, sopas, vegetais, molhos, frangos e peixes. Contudo, se o glutamato monossódico não for utilizado na medida certa ele pode prejudicar o sabor do alimento, tal qual outros temperos semelhantes.

O glutamato monossódico puro não tem um sabor em geral muito agradável, contudo se associado aos alimentos corretos e na quantidade correta o MSG pode realçar o sabor criando receitas originais e muito agradáveis ao paladar.

Vemos também que o glutamato monossódico tem sido indicado para a redução do cloreto de sódio em alimentos industrializados, pois o MSG possui cerca de um terço da concentração de cloreto de sódio que possui o nosso sal de cozinha tradicional. Alguns estudos indicam que o glutamato monossódico pode trazer riscos à saúde, contudo, hoje em dia existe dentro da comunidade médica profissionais que afirmam que o consumo moderado do MSG não traz riscos à saúde.

Em supermercados é possível encontrarmos o glutamato monossódico a venda, entretanto, comercialmente ele recebe outros nomes de acordo com a indústria que o produz, um dos nomes mais conhecidos é Ajinomoto.

Descoberta do Glutamato Monossódico

O professor japonês Kikunae Ikeda conseguiu, em 1908, isolar o ácido glutâmico e a partir de um processo químico com a alga marinha japonesa Laminaria, que envolvia a cristalização e a extração aquosa ele chegou a uma substância que ao ser colocada no caldo japonês de kombu e katsuobushi dava um sabor peculiar.

A esse sabor peculiar o professor Kikunae Ikeda chamou de umami, classificando-o como o quinto gosto básico, ao lado dos já bem definidos e conhecidos doce, amargo, azedo e salgado.

Então, já em 1909, o professor Kikunae Ikeda patenteou sua descoberta e começou a buscar meios para produzir o glutamato monossódico comercialmente. Saborosuke Suzuki, um empresário de visão, se interessou pela ideia e começou a produzir o MSG no mesmo ano e ao seu novo produto deu o nome de Ajinomoto, palavra japonesa que significa “a essência do sabor”.

O significado de Glutamato Monossódico está na categoria Significados