Significado de Glutonarias

O que é Glutonarias

Glutonarias é o plural de glutonaria, a ação do glutão. Glutonaria qualifica aquele que come em excesso e de maneira voraz; glutonaria é a atitude daquele que se entrega à gula, o mesmo que gula. Glutonarias pode ser o mesmo que orgia.

A glutonaria pode estar ligada a uma disfunção do organismo que provoca compulsão por comida, e que atinge uma pequena parcela da população mundial. Nesse caso, a glutonaria está ligada à obesidade e a outros problemas de saúde ligados ao excesso de ingestão alimentar e a de alimentos pouco saudáveis.

Entre os sinônimos de glutonaria podemos citar alguns como: gulodice, ambição, cobiça, edacidade, apetite, fome, voracidade, sede, alarvaria, esganação, descomedimento, destemperança, imoderação, intemperança, excesso, incontinência, glutonia e comilança.

A glutonaria, como um exagero na alimentação, como algo em sintonia com o excesso e a voracidade, às vezes pode ser empregada em sentido figurado, como sinônimo de avareza ou ao apego excessivo a certos bens, prazeres e gostos.

Glutonarias na Bíblia

O termo glutonaria também aparece na Bíblia, e é um tema muito debatido e sobre o qual fazem pregações líderes religiosos das mais diversas linhas. Na Bíblia, a glutonaria aparece como o pecado daquele demasiadamente preocupado com o prazer e a satisfação imediata, que se entrega a uma prática que é a de quem está distante das questões do espírito. Contudo, quando aparece o termo no plural “glutonarias”, está se referindo a festejos em honra a deuses antigos, ou como sinônimo de orgias.

A Igreja Católica identifica a glutonaria como um pecado, pois este é sinônimo de gula. A glutonaria ou gula, seria um dos sete pecados capitais juntamente com ira, luxúria, inveja, avareza, soberba e preguiça.

O significado de Glutonarias está na categoria Significados