Significado de Governo

O que é Governo

Governo é a organização que tem como função administrar uma unidade política e conduzir o seu destino. O governo é formado pelo conjunto de indivíduos e instituições responsáveis por conduzir os rumos de uma sociedade, podendo, de acordo com a constituição, existir nas esferas municipal, estadual e federal.

Em geral, um governo é formado por uma figura central, o presidente, prefeito ou rei, por exemplo, que simboliza esse governo e, em tese, é o principal responsável pelas decisões que determinarão como a sociedade será gerida. Juntamente com esse líder, encontraremos num governo uma série de agentes que, ocupando os mais distintos cargos nas mais distintas funções, ajudarão a fazer com que as ações pretendidas sejam executadas da melhor forma possível, e entre esses agentes encontramos funcionários públicos, secretários, ministros, deputados, senadores e etc.

Podemos também dizer que governo é o ato ou a consequência do governar, assim como podemos chamar de governo a capacidade que alguém demonstra em controlar alguma coisa. Podemos ainda usar o termo governo para se referir ao período de tempo que um político ou partido manteve-se no poder.

Formas de Governo

A expressão forma de governo refere-se ao método de liderança institucional que será empregado para conduzir uma sociedade. A forma de governo determina quem serão aqueles que estão aptos a ocupar a chefia do governo, como estes serão escolhidos e qual será a sua relação para com o seus governados. E assim, podemos dizer que existem duas formas de governo, a monarquia e a república.

Na monarquia, o governo é exercido por um rei e o poder é hereditário, passando de geração em geração aos membros de uma mesma família. Já na república, a ideia é que o governo seja algo para todos, para o povo, para o público, e neste sentido, aquele que ocupa o cargo deve ser escolhido pelo povo ou por seus representantes para trabalhar em benefício da coletividade.

Sistemas de Governo

Já o sistema de governo diz respeito à maneira como o governo será organizado para poder cumprir com os seus objetivos, como será esquematizado e divido o poder. E assim, podemos observar dois sistemas de governo principais, o parlamentarismo e o presidencialismo.

No parlamentarismo, um presidente eleito como chefe de estado escolherá um primeiro-ministro para exercer a função de chefe de governo, para assumir o executivo. O primeiro-ministro também pode ser eleito e destituído pelo parlamento, enquanto que ao presidente caberá funções representativas, diplomacia, relações públicas, apresentações públicas e etc.

No presidencialismo, teremos um presidente escolhido pelo povo através de eleições ou de maneira indireta no caso de um regime autoritário, e este será o responsável direto pelo poder executivo, por exercer as função de governo propriamente ditas.

O significado de Governo está na categoria Significados