Significado de Homeostasia

O que é Homeostasia

Homeostasia é uma condição fisiológica dos seres vivos. O termo foi criado por Walter Bradford Cannon (1871-1945) – fisiologista americano – em 1932 através dos termos de origem grega homeo – que significa “similar” – e stasis – que significa “estático”, após ter sido observado e descrito anteriormente por Claude Bernard, fisiologista francês.

O que é Homeostasia:

O significado de Homeostasia, que também pode ser chamado de homeostase, é propriedade ou tendência que existe em alguns organismos que possui função de equilíbrio e conservação do seu ambiente interno, utilizando determinados mecanismos de regulação.

Isso quer dizer que a homeostasia é um processo de regulação essencial para um ser vivo se manter equilibrado. Se há alguma característica falha, vários órgãos podem sofrer mau funcionamento, o que irá prejudicar seriamente o organismo – mecanismos serão ativados para compensar o mau funcionamento.

Um sistema, para que esteja em homeostasia, deve apresentar as substâncias químicas em quantidades (concentrações) adequadas, com temperatura e pressão apropriadas. Um organismo em completa homeostasia garante adaptação a vários ambientes, inclusive o interno.

Portanto, a homeostasia é caracterizada pela estabilidade e pela imprevisibilidade, já que uma ação pode produzir um efeito oposto ao que é esperado.

Há diferentes tipos de homeostasia no corpo humano:

  • Homeostasia hídrica, chamada também de osmorregulação, é aquela que acontece nos rins, sendo responsável pela regulação dos níveis de água dentro do organismo,
  • Homeostasia térmica equilibra e contra a temperatura do corpo humano por meio da pele e da circulação do sangue. Quando há alterações na temperatura externa, por exemplo, quando está muito baixa, o corpo precisará se adaptar e usar mais energia para manter-se aquecido.

Em situações extremas, o corpo enviará mais sangue para os órgãos vitais, o que prejudicará os braços e as pernas – que são menos importantes por não oferecerem risco de morte.

  • Homeostasia psicológica procura equilibrar as necessidades do indivíduo, bem como o suprimento dessas necessidades.

Quando não há o provimento dessas necessidades, ocorrerá uma instabilidade interior, ou seja, descontrole emocional, que causa alterações no comportamento. As alterações só são solucionadas quando as necessidades forem supridas.

Em outros casos, a homeostasia psicológica é usada também para definir um sistema que permite manter o equilíbrio (estabilidade) de um ambiente interno. Um exemplo é uma empresa.

A homeostasia realizada pelo pâncreas (segregação de insulina) e o fígado tem como função regular os níveis de glicose no sangue.

Há ainda o conceito de homeostase quântica – que aborda uma terapia vibracional que procura ensinar as pessoas a alcançarem o equilíbrio corporal por meio da conscientização e do estudo dos elementos da essência humana. Quem é adepto dessa terapia afirma que o equilíbrio do corpo e da mente se manterá quando existir o aprendizado sobre viver de uma forma feliz e benéfica, o que influenciará em uma vida saudável.

O significado de Homeostasia está na categoria Significados