Significado de Homiletica

O que é Homiletica

Homilética é um substantivo feminino. O termo vem da palavra homilia, do Latim homilia, do Grego homilia, que significa “reunião, sermão”, de homilos, que quer dizer “grupo, multidão”, mais o sufixo grego –etikos, que é utilizado para adjetivos correspondentes a substantivos.

O significado de Homilética é a arte de pregar.

Homilética é o termo utilizado quando se faz uso dos princípios da retórica aplicados sobre o conteúdo da Bíblia (é ter como foco central a mensagem bíblica que se colhe ao estudar as Escrituras). Pode-se entender a homilética como a arte de discursar ou pregar com a finalidade de agradar.

Atualmente, o termo é raramente utilizado, pois foi substituído pela palavra “sermão”.

De toda forma, a homilética tem uma ideia bem precisa: é uma exposição oral, geralmente breve, sobre algum evangelho ou assunto doutrinário, realizada pelo sacerdote durante a missa, em uma linguagem de aspecto familiar e acessível.

Portanto, a homilética seria a arte da eloquência sagrada.

A homilética surgiu através do Cristianismo, ainda no século XVII, fazendo-se uso dos aspectos básicos da retórica desenvolvida pelos gregos.

O estudo da homilética vai da pesquisa ao púlpito, isto é, há desde o aprendizado do modo como compor e expor um sermão ou pregação bíblica até as formas de pregação, a preparação e qual a maneira mais eficaz e que torna mais interessante para chamar atenção do público.

Não somente essa vantagem, mas a homilética faz com que o ouvinte tenha uma compreensão completa do pregador e do que é transmitido por ele, além dele próprio ganhar uma maior orientação sobre sua leitura.

A hermenêutica é um termo que possui relação com a homilética, pois é conceituada como uma técnica ou arte de explicar e interpretar um discurso ou texto.

Para tanto, a homilética seria uma matéria da Teologia que orienta na organização dos estudos bíblicos para que sejam formatados como uma pregação, facilmente entendível e guardada pela Igreja. É, de um modo simples de ser entendido, como a melhor forma de comunicar – isto é, de maneira compreensível – a palavra de Deus a quem escuta, sempre tomando o devido cuidado para que a essência da verdade bíblica não seja perdida durante este processo.

O significado de Homiletica está na categoria Significados