Significado de Honestidade

O que é Honestidade

Honestidade designa o ato de ser honesto. É ser verdadeiro e correto; acima de tudo honrar a si mesmo e ao próximo.

Etimologicamente, a palavra honestidade origina-se do latim “honos” que designa aquilo que é digno e honroso. 

Honestidade é não fraudar, não mentir e não enganar ninguém. É ser decente e fiel aos princípios morais e éticos.

Honestidade é falar a verdade e agir com sinceridade. Muitas pessoas acham que ser honesto é apenas não mentir, mas há uma definição mais completa para honestidade. Isso significa que uma pessoa honesta não faz coisas que são moralmente erradas. Se você faz algo que vai contra a lei, com certeza está sendo desonesto.

Quando tenta esconder suas ações que sabe que são erradas, não age da forma que sabe que é o mais correto a se fazer ou quando tenta esconder uma verdade enganando alguém para tirar uma vantagem, está infringindo o princípio da honestidade.

Para muitos o significado de honestidade não faz sentido, pois há um grande número de pessoas que não consegue entender o seu real valor.

Existem pessoas que acham que podem tirar proveito do próximo, que podem enganar, “passar a perna”, ludibriar,mentir e que nada irá acontecer com elas;que não há lei que possa fazê-lasmudar de opinião e atitude.

Quando procuramos o significado de uma palavra ou sua origem é que percebemos o valor que ela carrega dentro de sua etimologia.Não conseguimos dissimular o seu significado, ou seja, encobrir ou ocultar o seu verdadeiro sentido.

Honestidade pode ter vários sinônimos, e como tal, esses sinônimos podem trazer tantos significadosquanto àpalavra de origem.

Dentre vários sinônimos de honestidadepodemos citar alguns como: integridade, seriedade, decência, honra, virtude, dignidade, lealdade, imparcialidade e vários outros que conseguem trazer dentro de sua estrutura o mesmo poder que carrega a palavra original.

Procurar o significado das palavras nem sempre é fácil, é necessário gastar muitas horas de estudo e pesquisa em livros, dicionários e internet para conseguir trazer conceitos que possam fazer as pessoas entenderem o seu real sentido.

A pessoa que é honesta não admite que o outro cometa algum deslize ou mesmo cometa algum tipo de erro que possa prejudicá-la ou prejudicar outras pessoas.

Honestidade é uma qualidade que esta faltando em muitas pessoas, cada vez mais o ser humano está perdendo a capacidade de ser franco, decente e íntegro.

Podemos citar como exemplo, muitos de nossos governantes que enganam e ludibriam o povo para conseguir o que querem. Desejam apenas poder e fortuna, e quando conseguem atingir o seu objetivo, desprezam aqueles que os elegeu. 

A honestidade não está relacionada somente ao que você diz ou faz para as outras pessoas, mas também diz respeito a você. Ser honesto consigo mesmo e agir de forma verdadeira com relação a seus sentimentos e pensamentos também é importante. Primeiramente você deve ser honesto com você, admitir suas falhas e tentar corrigi-las, pois só assim poderá ser honesto com o próximo.

O significado de Honestidade está na categoria Significados