Significado de Hosana

O que é Hosana

Hosana é uma palavra litúrgica, com origem no hebraico hoshana.

O que é Hosana:

Antigamente, o significado de Hosana era salve-nos, contudo com o passar do tempo este significado acabou se perdendo. Hoje, é visto como um termo para expressar louvor e adoração a Deus.

A expressão Hosana é muito vista em cerimônias religiosas das religiões judaica e católica.

Hosana aparece em seis passagens da Bíblia – em sua maioria, relacionadas à pessoa de Jesus – e é muito utilizada como parte de letras de cânticos, rezas e hinos.

O termo hosana era proferido pelo povo que sofria em Jerusalém, quando Jesus passava por eles, exclamando e pedindo que ele os ajudassem. Hosana, nesse fato, era usado para pedir a salvação a Jesus, pois somente ele era capaz de libertá-los do sofrimento e das pessoas dominadores da época.

Vê-se a palavra hosana também em músicas, intituladas pelo termo. Dois exemplos de grupos que direcionam louvor e adoração a Deus através dessas músicas são Diante do Trono e Hillsong.

Hosana também é o nome de um festival organizado anualmente pela Comunidade Canção Nova. Seu último evento deu-se em 2014, com o nome de Hosana Brasil 2014.

Judaísmo

Para o Judaísmo, o termo hosana é usado durante um ciclo de orações, denominado “Serviço de Hoshana”. Um ciclo é cantado todas as manhãs durante a Festa dos Tabernáculos (conhecido também como Sucot), que se completam após oito dias.

Cristianismo

Para o Cristianismo, o termo hosana é uma expressão utilizada em uma das ocasiões da Bíblia onde Jesus entra em Jerusalém montado em um jumento. Diante dele está a multidão, estendendo as vestes e espalhando ramos de árvores pelo caminho – gritando “Hosana! Bendito é aquele que vem em nome do Senhor!”

Essa situação deu origem à celebração do domingo de ramos, comemorado na semana anterior à Páscoa.

Nas celebrações católicas, os fiéis cantam “Hosana nas Alturas”.

O significado de Hosana está na categoria Significados