Significado de Húmus

O que é Húmus

Húmus é a matéria orgânica colocada no solo. Ele resulta de plantas e animais mortos em decomposição ou de seus subprodutos.

O termo húmus provém do latim húmus e quer dizer “terra”. Gramaticalmente, essa palavra pertence à classe dos substantivos.

O húmus é produzido de forma natural, isto é, ele é formado a partir de bactérias e fungos existentes na terra que agem juntamente com outros fatores externos, como a humidade e a temperatura. Essa junção favorece o processo conhecido como humificação. 

Ele é considerado o fertilizante mais bem elaborado e importante para o solo e possui inúmeras vantagens para a agricultura, pois é rico em micronutrientes, tais como ferro, zinco, cloro, boro, cobre, entre outros. Também é rico em macronutrientes, como potássio, fósforo e nitrogênio. É totalmente inodoro, isto é, não possui nenhum cheiro, além de ser uma substância asséptica, limpa e estéril.

Outra vantagem do húmus é que, além de repor os minerais e nutrientes que são essenciais para o desenvolvimento dos vegetais, ele ainda beneficia o solo, melhorando as suas propriedades físicas, deixado a terra mais estável e adequada a qualquer tipo de cultivo.

Ele também libera lentamente seus nutrientes no solo, tornando a adubação mais eficiente e prolongada, além de contribuir para o tamponamento e retenção da umidade do solo.

Húmus de minhoca

O húmus de minhoca é uma forma de fertilizante natural produzido a partir dos excrementos desses anelídeos.

Elas são responsáveis por digerir o material orgânico que está em processo de decomposição e que ao passar pelo seu intestino acaba sofrendo vários processos de transformações.

Na vermicompostagem utilizam-se as minhocas para acelerar o processo de decomposição do material orgânico, assim obtém-se o Vermicomposto, ou húmus de minhoca.

A criação e manutenção de um minhocário, principalmente na zona rural, são muito importantes, pois assim, evita-se a utilização de insumos industriais para tratar o solo.

O significado de Húmus está na categoria Significados