Significado de Idem

O que é Idem

Idem é uma palavra que significa “o mesmo”, igual” ou “da mesma maneira”. Essa palavra é usada para evitar repetições do que já foi dito anteriormente, ou seja, evitar falar ou escrever uma frase ou expressão que já tenha sido mencionada.

O termo idem é usado quando alguém concorda com o que o outro falou e não tem a necessidade de repetir a frase toda novamente, ou seja, é utilizado para dizer que ambos têm a mesma opinião. 

Veja os exemplos de seu uso em conversas informais logo abaixo:

1ª pessoa - “Este jantar está simplesmente maravilhoso! Vou recomendar esse chef para todos os meus amigos e conhecidos.”

2ª pessoa –“Idem”

1ª senhora – “Não concordo com a falta de educação dos jovens de hoje.”

2ª senhora – “Idem”

Os termos idem e ibidem são regulados pelas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas que dispõe as regras do uso de termos nas referências).

Idem é usado em citações bibliográficas para evitar reiteração do nome do autor. Observe o exemplo:

[1] CHASSOT, A. A ciência através dos tempos. São Paulo: Moderna, 2003.
[2]  idem.

Quando há a repetição do nome do autor e também do nome da obra, mas em uma página diferente, emprega-se o termo ibidem, que tem o significado de “no mesmo lugar” ou “na mesma passagem”.

Observe os exemplos logo abaixo:

[1] SEVERIANO, Jairo. Uma história da música popular brasileira: das origens à modernidade. Rio de Janeiro: Editora 34, 2008, p.50.

[2] Ibidem, p. 56

O termo “idem” pode ser utilizado como sinônimo da palavra “idêntico”.

Outra forma de expressar o idem é utilizar o sinal (“). Esse é uma marca tipográfica usada em documentos informais, geralmente escritos à mão para mostrar que o que estava na linha anterior é o mesmo da linha inferior.

Dessa maneira, não há a necessidade de ficar escrevendo tudo novamente. Veja o exemplo:

2 Xícaras de açúcar;

2 “ “ óleo;

2 “ “ farinha de trigo;

As aspas, nesse caso, estão substituindo o termo “xícaras”.

O significado de Idem está na categoria Significados