Significado de Igreja Pentecostal

O que é Igreja Pentecostal

O pentecostalismo pode ser considerado como o movimento de renovação dentro do Cristianismo.

O termo pentecostal tem como base o Dia de Pentecostes, que vem do grego pentekostos (cinquenta), festa judaica que comemora e é celebrado sempre 50 dias após a Páscoa, podendo ser chamado também como Festa da Colheita, pois celebra-se também a manifestação do Espirito Santo sobre os seguidores e apóstolos de Cristo - como relatado na bíblia em Atos 2.

As igrejas pentecostais pregam que nesse acontecimento, os cristãos que se converteram ao cristianismo são os primeiros dos frutos da colheita de milhões de almas.

 A igreja pentecostal surgiu em 1906 na cidade de Los Angeles a partir do movimento cristão Protestante quando William J. Seymour começou a pregar e deu origem ao avivamento da rua Azuza.

O pentecostalismo se propagou muito rápido nos Estados Unidos, através da Church of God in Christ,

As igrejas pentecostais podem ser conhecidas também como igrejas carismáticas porque sempre buscam revelar as manifestações do Espírito Santo. Na doutrina pentecostal o batismo é considerado como essencial para se obter a salvação.

Após as missões populares realizadas pela a igreja pentecostal - ela tornou-se muito presente em diversos países como o Brasil, Chile, África do Sul e Indonésia. A cada três anos essas igrejas se reúnem em uma conferência mundial.

As igrejas evangélicas pentecostais mais conhecidas no Brasil são:

  • Igreja Pentecostal de Jesus Cristo
  • Assembleia de Deus
  • Igreja Pentecostal Deus é Amor
  • Igreja Batista Pentecostal
  • Igreja Pentecostal Portas abertas

A igreja pentecostal de Jesus Cristo tem como objetivo pregar a palavra de Deus em todos os cantos do mundo, foi criada pelo pastor Ademar Alves Lacerda em 30 de junho de 1991.

A igreja assembleia de Deus foi fundada no Brasil em 18 de junho de 1911, seus seguidores acreditam em 14 pontos doutrinais, os quais podemos destacar a crença em um só Deus; inspiração total na bíblia; necessidade absoluta do batismo e recebimento do Espírito Santo - após a conversão; o perdão dos pecados, segunda vinda de Cristo, juízo final e a vida eterna.

Igreja pentecostal Deus é amor foi criada pelo missionário David Miranda em 3 de junho de 1962 após uma demissão contratual. Ele usou o dinheiro de sua rescisão para alugar um salão onde seriam realizados os cultos.

A Igreja obteve grande crescimento após um forte avivamento pentecostal. Após a morte de seu fundador, as igrejas começaram a ser presididas por sua esposa, A missionária Ereni de Oliveira Miranda. Dentre as normas da igreja pode-se destacar a proibição de tatuagens, piercings e o uso de roupas coladas ao corpo.

Igreja batista pentecostal - a partir do surgimento do movimento pentecostal nos Estados Unidos, alguns batistas começaram a denominar-se como batistas pentecostais, surgindo assim a igreja batista pentecostal. As principais diferenças entre os seus seguidores são relativas ao batismo, dons e recebimento do Espírito Santo.

A igreja pentecostal de portas abetas foi criada em 10 de setembro de 1997 - com as pregações do pastor Alexandre Guilherme em uma garagem, devido ao grande crescimento da mesma, outros pastores se filiaram a esse apóstolo visionário.

O significado de Igreja Pentecostal está na categoria Significados