Significado de Ilusão

O que é Ilusão

Ilusão é uma palavra que surge derivada do verbo latino illudo, que quer dizer divertir-se, mas também tem o sentido de “enganar”.

O que é Ilusão

Na língua portuguesa, a palavra ilusão segue o segundo sentido do verbo latino. O significado de ilusão é o engano dos sentidos, tendo resultado na interpretação errada de um fato ou mesmo de alguma espécie de sensação.

Iludir é esconder a face verdadeira e substituí-la por uma falsa. Pode ser também chamada de ilusão um devaneio, um sonho, um produto da imaginação no qual se acredita e que não seja verdadeiro. A ilusão engana e ofusca a razão para que a realidade não seja percebida. Basicamente, iludir é enganar.

Uma das ilusões mais comuns é a ilusão de ótica, criada para confundir os olhos. Dentre as ilusões de ótica mais peculiares encontra-se um fenômeno conhecido como Fata Morgana.O efeito Fata Morgana nada mais é que uma ilusão de ótica causada pela inversão da temperatura, na qual objetos no horizonte aparecem largos e distendidos, muitas vezes até mesmo de cabeça para baixo.

Muitos fazem da ilusão uma profissão, como é o caso dos ilusionistas, também chamados de mágicos. Através da rapidez das mãos e de outros truques, eles modificam a percepção do espectador e enganam seus olhos para que acreditem que alguma espécie de magia verdadeira ocorreu. Um dos truques de ilusionismo que mais chama a atenção é o de serrar uma mulher ao meio.

Outra forma comum de ilusão ocorre nos filmes 3D, quando os efeitos, somados ao uso do óculos, criam a ilusão de que a imagem está saindo da tela.

O significado de Ilusão está na categoria Significados