Significado de IMC

O que é IMC

IMC é uma sigla bastante utilizada em português no ramo da nutrição e também da medicina. Apesar disso, a sigla IMC é conhecida de boa parte dos brasileiros.

O significado da sigla IMC é Índice de Massa Corporal. O IMC é uma taxa que mede o nível de gordura presente no corpo de um indivíduo.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) utiliza o IMC como uma medida internacional para ter uma noção do nível de gordura que existe no organismo.

O cálculo do IMC é feito de maneira simples e rápida, utilizando duas variantes do indivíduo analisado: a altura e o peso.

O IMC pode ser determinado utilizando-se o peso (em kg) e a altura (em metros). Para encontrar o valor do IMC basta dividir o peso pelo quadrado da altura. O resultado deve ser comparado com uma tabela pré-estabelecida. Um indivíduo com IMC menor que 18,5 é considerado como abaixo do peso. Um indivíduo normal é aquele que possui o IMC entre 18,5 e 24,9. Entre 25 e 29,9, o IMC apresenta um indivíduo com excesso de peso. Qualquer valor acima disso é indicativo de obesidade. De 30 a 34,9, o IMC indica obesidade leve (grau I). De 34 a 39,9, obesidade severa (grau II). Já qualquer valor acima de 40 aponta para um indivíduo que possui obesidade mórbida (grau III).

É importante ressaltar que a tabela do IMC não pode ser utilizada para avaliar crianças. O IMC infantil tem sua própria tabela, que varia também de acordo com a faixa etária, pois as crianças estão sempre em fase de crescimento, alterando seus níveis de gordura.

É possível calcular o nível de gordura corporal através do RIP, o chamado Recíproco do Índice Ponderal, que calculada-se dividindo a altura (em cm) pela raiz cúbica do peso (em kg), uma conta mais complexa.

Outra ressalva importante é que o IMC nem sempre é um bom representante da realidade. Uma pessoa pode ter o IMC alto e não possuir muita gordura, mas sim grande quantidade de músculos (massa magra). Por isso, é importante a consulta com um nutricionista.

O significado de IMC está na categoria Significados