Significado de Imortal

O que é Imortal

Imortal é um adjetivo que dá qualidade a tudo aquilo que não morre, e também é usado para se referir a algo que é eterno e que ficará para sempre na memória. Alguns sinônimos de imortal são: eterno, perpétuo, imperecível.

Ter o dom da imortalidade ou da vida eterna desperta o fascínio do homem há muito tempo, e vemos um exemplo na Epopeia de Gilgamesh, um poema épico da Mesopotâmia (atual Iraque), que remonta ao século XXII a.C, e que já tratava sobre a busca da imortalidade.

No entanto, sabe-se que ser imortal não é uma condição possível ao ser humano, que é levado à morte por causas como o envelhecimento, doenças e lesões e, portanto, o termo é muito mais usado no sentido figurado.

Nesse sentido, imortal é tudo aquilo que permanece eterno na memória ou que não tem fim, mesmo que já não exista mais. Veja alguns exemplos nas frases abaixo:

- Meu amor por ele é imortal e vai durar mesmo depois da morte.

- Marilyn Monroe é imortal na memória de seus fãs.

A imortalidade também aparece na mitologia e no folclore, sendo o vampiro a criatura mais famosa. Os vampiros têm o dom da imortalidade, mas geralmente são caracterizados como criaturas malignas, que necessitam beber sangue para viver eternamente e também não podem entrar em contato com o sol.

Muitas outras lendas contam sobre elementos que levam à imortalidade, como é o caso do Elixir da Longa Vida, também conhecido como Elixir da Imortalidade, que é um remédio para todos os males, buscado pelos alquimistas que queriam curar todas as doenças possíveis e assim prolongar a vida indefinidamente.

Outras lendas contam sobre a Fonte da Juventude, que é uma fonte dotada de água capaz de rejuvenescer qualquer indivíduo que a bebesse, prolongando a sua vida.

Algumas religiões acreditam que a alma do ser humano é imortal, isso significa que todo homem que venha a existir, não importa o dia em que faleça, sua alma existirá para sempre.

Outras religiões acreditam que exista a reencarnação, que significa que depois de morrer, uma pessoa pode existir novamente em outro corpo, o que é uma forma de ser imortal.

O significado de Imortal está na categoria Significados