Significado de Íntegra

O que é Íntegra

Íntegra é um substantivo e adjetivo feminino. O termo vem do Latim integrare, que significa “tornar inteiro, fazer um só”.

O que é Íntegra:

O significado de Íntegra é, como um adjetivo, aquilo que se classifica como uma coisa completa, que é inteira, isto é, que está em sua totalidade – as partes que constituem o todo.

De acordo com o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União, empresas íntegras são aquelas que promovem incentivos e boas práticas corporativas internas, transmitindo-as para seus parceiros (clientes, fornecedores, entre outros), adotando condutas responsáveis, disseminando seus valores e comprometer-se com valores éticos que podem construir uma sociedade melhor.

Como pode-se perceber, íntegra é uma palavra associada com a integridade e com o adjetivo integral. A integridade é um substantivo feminino que denota comportamentos éticos, que indica uma pessoa de honra, que tem conduta reta.

Como adjetivo, íntegra é entendido, no sentido figurado, como uma forma de classificar algo que é honesto, de boa conduta, quem age de modo incorruptível. Assim, íntegra é uma característica ou um traço do caráter de um indivíduo, indicando que este é imparcial, com integridade moral, com pureza e comportando-se corretamente.

Por exemplo:

“Meu tio sempre foi uma pessoa íntegra! Todos o elogiam.”

“Você precisa ser íntegro em todos os aspectos de sua vida, filho. E isso inclui a profissional.”

 Existe a expressão na íntegra que é utilizada para se referir a algo completo que será revelado em sua totalidade. É uma expressão muito comum em revistas de fofoca, quando repassam o que acontecerá em uma novela na íntegra, além de noticiários – com reportagens completas no horário do programa, entre outros.

Por exemplo:

“Você pode acessar o vídeo na íntegra através da nossa página oficial.”

“Após o intervalo, será comentado na íntegra o caso do assassinato que chocou o país.”

Levando-se em conta a relação entre as palavras íntegra e integral, pode-se destacar algumas expressões conhecidas. A primeira está presente na área acadêmica: bolsa integral, uma bolsa de estudos que realiza a cobertura total dos gastos do estudante, ou seja, ele conseguirá fazer seus estudos sem necessidade de pagar algo.

Ainda nesse âmbito, existe o curso integral, que designa os cursos que possuem aulas tanto pela manhã como pela tarde. É um curso com carga horária completa.

Profissionalmente falando, o horário integral é o nome dado ao período de pelo menos 8 horas trabalhadas (dependendo do trabalho) – é um trabalho full-time.

O significado de Íntegra está na categoria Significados